Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

A Coordenação de Pós-graduação Extensão e Pesquisa da Faculdade Guaraí – COPPEX, em parceria com o Instituto Social IDHC de Pequizeiro, realizaram ontem, quinta-feira, 10, o primeiro encontro do curso de formação de Educadores Sociais.

O Curso de Educadores Sociais faz parte do Programa de Extensão Universitária da FAG, que visa integrar os acadêmicos e professores de todos os cursos de graduação nas ações de pesquisa e extensão na região.

Atualmente, o Instituto Social IDHC de Pequizeiro é parceiro do programa e proporciona aos universitários da FAG a possibilidade de integração social junto a Escola Agrícola de Pequizeiro, onde são desenvolvidos diversos projetos, atendendo mais de 85 crianças em dois turnos de ensino, além de toda uma comunidade local que participa de projetos e treinamentos realizados na instituição.

A seleção dos universitários que irão participar do programa de extensão ocorreu no último mês de maio, cerca de 50 universitários foram selecionados e deverão compor uma equipe interdisciplinar que irá percorrer a região de atendimento da Escola Agrícola de Pequizeiro, identificando e colaborando com atividades e ações nas mais variadas frentes, por exemplo: Apoio ao Projeto Mel e Vida que proporciona incentivo a produtores rurais locais que cultivam abelhas para a produção de mel; apoio ao projeto Matinha, onde pequenos produtores rurais produzem hortaliças para serem comercializadas nas feiras municipais da região; realização de atendimentos na área da saúde aos moradores de assentamentos e comunidades rurais mais distantes das cidades; trabalho comunitário e apoio pedagógico junto a Escola Agrícola de Pequizeiro, que atende crianças carentes do município.

Durante o mês de junho e agosto serão realizados 4 encontros presenciais com todos os envolvidos no projeto, com o objetivo de capacitar os mesmos em educação social, noções sobre o estatuto da criança e do adolescente e educação ambiental, para que assim possam começar as atividades de campo, já em meados de agosto/2010.

Um dos coordenadores do Projeto, Prof. Msc. Nelson Russo de Moraes, afirma que “A possibilidade de extensão universitária na comunidade local, possibilita a aprendizagem coletiva e de certa forma, uma maneira de inserir no cotexto da graduação, todas as pessoas que ainda não convivem com este meio”.

Fonte: Assessoria de Imprensa FAG