Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Em continuidade às ações de combate aos mosquitos transmissores da dengue e do calazar, a Secretaria da Saúde de Palmas (Semus), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza mutirão no setor Santa Bárbara, nesta quarta-feira, 28, a partir das 8 horas.

Parceiros

O mutirão é organizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Palmas (Sedumha), Vigilância Sanitária (VISA), Associação de Moradores do setor, Guarda Metropolitana e equipe do Programa Agentes Comunitários de saúde (PACS) da USF Santa Bárbara. Os parceiros vão acompanhar as vistorias a imóveis, lotes baldios e áreas públicas com a finalidade de realizar a notificações necessárias a moradores reincidentes e o ingresso forçado nos imóveis fechados, denunciados pela Semus às delegacias.

Notificações

O objetivo da ação é identificar os motivos que levam o setor Santa Bárbara a ser o segundo bairro da região Sul da Capital em número de casos notificados de dengue. “Apesar de não ser tão populoso, o Santa Bárbara nos chamou a atenção pelo número de casos suspeitos, que neste ano já chega a 206 “ - justifica Luiz Carlos Peres, coordenador do mutirão.

Colaboração de todos

“É imprescindível a colaboração de toda a população para diminuirmos o número de casos de dengue, pois neste ano, verificamos a circulação do subtipo 1 do vírus da dengue que não é identificado na capital desde 1997. O alto índice de casos se deve a contaminação de pessoas ainda não-imunes a este novo subtipo, especialmente crianças ou adultos chegados a Palmas após esse período” – explica Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus