Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A primeira rodada da pesquisa, Centro Oeste/Jornal Correio do Povo, mostra que o governador Carlos Gaguim (PMDB) candidato à reeleição da coligação Força do Povo e Siqueira Campos (PSDB), candidato da coligação Tocantins Levado a Sério estão tecnicamente empatados com 43% das intenções de voto, cada, na pesquisa estimulada.

A pesquisa foi realizada em 100 municípios tocantinenses entre os dias, 28 de agosto a 4 de setembro. Foram entrevistados 3 mil eleitores que se mantiveram alinhados, também, na pesquisa espontânea, aonde os dois também dividem a preferência mas diminuem a percentagem, 39%. Neste quesito aumenta os índices dos que não sabem em quem votar 18%, e votos nulos e brancos 4%.

O Estado foi dividido em três regiões administrativas: Gurupi, região sul, Palmas, região Central e Araguaína, região Norte. Foi a maior pesquisa realizada no Tocantins referente às eleições 2010.

A amostragem apresentou situações adversas do desempenho dos dois candidatos, dependendo da região. Siqueira Campos (PSDB) tem a preferência do eleitor do Sudeste e Norte. Carlos Gaguim (PMDB) sobressai no Sul e Centro.

A pesquisa também mostrou que, se a eleição fosse hoje, os candidatos dividiriam as grandes cidades. Siqueira Campos venceria em Palmas, Araguaina, Porto Nacional, Dianópolis e Paraíso do Tocantins. Enquanto Carlos Gaguim teria a preferência do eleitor de Gurupi, Colinas do Tocantins, Tocantinópolis, Formoso do Araguaia e Guaraí.

Em relação às pequenas cidades, a disputa se mantém acirrada. Os dois demonstram força entre a população desses municípios.

Com a situação presente, vencerá a eleição para governador, o candidato que conquistar a maioria dos eleitores indecisos. 13% dos entrevistados disseram que ainda não sabem em quem votar e 1% afirma que votaria nulo ou branco. Na rejeição Siqueira aparece com 37% e Gaguim com 35%. Não sabem 23% e nulos e branco 5%.

A pesquisa Centro Oeste/Correio do Povo foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número: 14.928/2010. A margem de confiança é de 97,5% e a margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos.

Da redação com informações do Jornal Correio do Povo