Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O advogado da coligação Força do Povo, Sérgio do Vale afirmou ao Conexão Tocantins que a partir das nove horas desta segunda-feira, 27, vai entrar com um pedido para que a liminar que proíbe os veículos de imprensa de repercutir a investigação do Ministério Público de Campinas sobre um grupo acusado de fraudar licitações e que citou o candidato à reeleição ao governo do Tocantins, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), seja aplicada apenas aos candidatos da coligação Tocantins Levado a Sério, encabeçada pelo ex-governador Siqueira Campos (PSDB).

O advogado vai entrar com o pedido às 9 horas no Tribunal Regional Eleitoral. A liminar foi concedida pelo corregedor eleitoral Liberato Costa Póvoa que proibiu todos os veículos regionais de repercurtirem o assunto sobre as investigações.Sendo assim as matérias que tratam do assunto só não poderão ser veiculadas no horário eleitoral e nos espaços de TV dos candidatos da oposição.

“Vamos pedir que a liminar seja mantida tão somente para os candidatos na propaganda eleitoral”, frisou. Questionado se com essa atitude a coligação admite que errou ao pedir a proibição, o advogado afirmou que mesmo com a retirada do pedido contra a imprensa o judiciário mostrou que de fato as notícias estavam sendo “desvirtuadas”.

“Nós precisávamos também mostrar que nós perante o judiciário estávamos certos que havia erros na divulgação”, disse voltando a frisar que as informações estavam sendo mostradas de forma que estava prejudicando o candidato do PMDB, Carlos Henrique Gaguim (PMDB).

“Nossa intenção era estancar no nascedouro essas notícias desvirtuadas”, disse.

Segundo o advogado, Gaguim não é parte investigada. “O próprio candidato solicita que aquele que estiver de posse do relatório que o apresente todo dele para a sociedade “, frisou se referindo ao relatório da investigação.

Uma manifestação está marcada para hoje a fim de pedir que o TRE restabelecesse a liberdade de imprensa aos veículos regionais.

O procurador Federal Álvaro Manzano impetrou ontem um mandado de segurança pedindo a derrubada da liminar e alegando a liberdade de imprensa.

Recuo

O governador durante comício na noite deste domingo em Porto Nacional anunciou em palanque que iria pedir que retirassem a liminar. Na oportunidade, Gaguim, depois de toda repercussão do assunto inclusive em veículos nacionais, afirmou que é contra a censura.