Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O jornalista Sandro Dalpícolo começou o debate da TV Anhanguera por volta das 22h43 minutos já com os candidatos ao governo posicionados.

Do PMDB, Carlos Henrique Gaguim concorre ao governo contra Siqueira Campos do PSDB.

O local dos dois no debate foi definido por sorteio. Foram trinta segundos para a pergunta com direito a réplica e tréplica. O primeiro a começar com a pergunta sobre governabilidade foi Siqueira. O tucano perguntou a Gaguim sobre supostas denúncias corrupção e desvio de dinheiro no governo e ainda sobre o tema governabilidade.

Na resposta Gaguim disse que Siqueira está equivocado e frisou a importância dos partidos aliados e ouvindo a população. “Governabilidade é governar com todos”, frisou. “Nossa governabilidade que eu espero é no sentido de ouvir as pessoas e levar o anceio das pessoas”, disse.

Gaguim criticou ainda o governo de Siqueira e falou em “caça às bruxas”. Na réplica Siqueira disse que governabilidade representa transparência. “Governabilidade é pensar no povo, no seu sofrimento”, disse.

Na tréplica, Gaguim criticou Siqueira e disse que o tucano fez ditadura no seu governo. “Ele não sabe o que é governabilidade”, disse. O peemedebista citou ainda o Portal da Transparência que implantou no seu governo e disse que na época de Siqueira os poderes eram dependentes dele. “De pires na mão para pedir benção ao rei”, disse.

Gaguim foi enfárico ao criticar Siqueira em sua pergunta ao adversário e disse inclusive que no governo de Siqueira teve tanques de guerra nas ruas. Siqueira negou a afirmação de Gaguim e disse ainda que a presença do exército "não deixou nenhum morto".

A liminar que censurou a imprensa também foi lembrada por Siqueira que acusou o governador de ser contra a liberdade de imprensa. “A mordaça não foi o governador, imediatamente mandei retirar”, disse Gaguim. “A ditadura é do outro lado”, frisou o governador, que lembrou ainda que no governo de Siqueira a imprensa foi amordaçada para impedir a divulgação de desvios de recurso na construção de obras.

Gaguim arrematou dizendo que é favor da liberdade "ditadura é do outro lado", disse.

Na tréplica Siqueira continou criticando o governo dizendo que nos últimos oito anos a população só teve “marketing viral e propagandas”.

Os dois direitos de resposta não foram concedidos pela organização do debate.