O senador Vicentinho Alves encaminhou, hoje, à 5ª reunião da Comissão da Reforma Política, do Senado Federal, o posicionamento da maioria dos membros do Partido da República (PR) sobre os temas: Sistema Eleitoral e Coligação na Eleição Proporcional.
O consenso da maioria, no que tange a discussão sobre o sistema eleitoral, apresentado pelo Senador, foi que cada partido apresente uma lista de candidatos não ordenada e o eleitor vota em um dos nomes ou na legenda.
A bancada entende ainda que ao mesmo tempo em que o voto é nominal (dado ao candidato), ele ajuda o partido a superar o quociente eleitoral.
Para o partido, depois de definido o número de cadeiras conquistadas pelo partido, são eleitos os mais votados da lista.
Já a respeito da coligação na eleição proporcional, o entendimento da maioria da legenda, encaminhado pelo senador fica proposto assegurar aos partidos políticos autonomia na escolha das coligações eleitorais. De acordo com a proposta, não há obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas nacional, estadual, distrital e municipal.
Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa/ Vicentinho Alves