Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O senador Vicentinho Alves encaminhou, hoje, à 5ª reunião da Comissão da Reforma Política, do Senado Federal, o posicionamento da maioria dos membros do Partido da República (PR) sobre os temas: Sistema Eleitoral e Coligação na Eleição Proporcional.

O consenso da maioria, no que tange a discussão sobre o sistema eleitoral, apresentado pelo Senador, foi que cada partido apresente uma lista de candidatos não ordenada e o eleitor vota em um dos nomes ou na legenda.

A bancada entende ainda que ao mesmo tempo em que o voto é nominal (dado ao candidato), ele ajuda o partido a superar o quociente eleitoral.

Para o partido, depois de definido o número de cadeiras conquistadas pelo partido, são eleitos os mais votados da lista.

Já a respeito da coligação na eleição proporcional, o entendimento da maioria da legenda, encaminhado pelo senador fica proposto assegurar aos partidos políticos autonomia na escolha das coligações eleitorais. De acordo com a proposta, não há obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas nacional, estadual, distrital e municipal.

Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa/ Vicentinho Alves