A senadora Kátia Abreu e os deputados estaduais do DEM, Toinho Andrade e Osíres Damaso, além de outras lideranças do partido se reúnem nesta sexta-feira, 1º, com membros do partido para discutir as articulações para possível ida para o Partido Social Democrático (PSD), ainda a ser criado.
A senadora, conforme afirmou ao Conexão Tocantins o deputado Toinho Andrade já está com a decisão tomada de deixar o Democratas e aderir ao novo partido, no entanto, alguns aliados ainda definem se acompanharão a mudança. Toinho já confirmou que acompanhará a senadora.
Damaso, por exemplo, frisou que pretende analisar ainda como será o novo partido para tomar a decisão.
O vice-governador do Estado, João Oliveira, também consulta sua base eleitoral e aliados mais próximos para definir se também deixará o partido ou não.
No Tocantins, a senadora deverá ser o ícone da nova legenda e inclusive o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab deve vir à Palmas para tratar da estruturação da nova legenda. Prefeitos e vereadores ligados à senadora também deverão decidir se acompanham a senadora na decisão.
O deputado federal do Democratas, Irajá Abreu também analisa se também mudará de legenda que no Estado poderá ter como filiada também a deputada hoje do PT, Solange Duailibe.
O senador José Agripino é o presidente nacional do Democratas. Para a nova legenda conseguir o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é preciso cerca de 500 mil assinaturas de eleitores.
Kassab que já anunciou a fundação da legenda mas continua filiado ao DEM frisou que o PSD será independente.