Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

As discussões do Projeto Piratins com representantes das instituições públicas visam a celebração e o fortalecimento das parcerias. Na tarde desta terça-feira, 12, na sala de reuniões da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, os parceiros reuniram-se para discutir as ações definitivas do Projeto. Durante a reunião, enquanto o Projeto estava sendo formatado, foi identificado que uma das principais demandas é a requisição das áreas aquícolas. O projeto Piratins será encaminhado ao ministério da Integração Nacional, em Brasília, para captação de recursos.

Para a diretora de Pesca, da subsecretaria de Aquicultura e Pesca do Tocantins, Maria do Carmo, "as prefeituras não sabem desse requerimento. É necessário que façamos outra reunião para nivelar as informações à cerca de áreas e parques aquícolas”, disse.

“Nós não temos uma política pública voltada para a atividade em tanques-rede e, ainda, existe a burocracia para dificultar. Temos que mostrar para a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, que o Tocantins tem potencial e que este Projeto é o melhor dos melhores”, disse a subsecretária de Aquicultura e Pesca do Estado, Miyuki Hyashida.

O diretor de Desenvolvimento Regional, da secretaria estadual das Cidades, Fabiano Souza, disse que a pasta foi criada com o objetivo de ajudar os 139 municípios. ‘’Entendo que esse projeto tem como finalidade, reduzir o desequilíbrio socioeconômico das regiões’’, afirmou Souza. O Diretor disse, ainda, que a secretaria das Cidades está disposta a ajudar na elaboração de projetos de qualificação territorial, com ações destinadas a prover serviços sustentáveis de infra-estrutura necessária ao desenvolvimento regional.

Souza explicou, ainda, que a secretaria das Cidades estará colaborando também, com inovação e apoio aos arranjos produtivos locais, com ações direcionadas a promover o crescimento do emprego e o fortalecimento da economia local; com a gestão regional e o fortalecimento institucional, com ações destinadas a apoiar iniciativas de capacitação, gestão e assistência técnica, associadas ao desenvolvimento dos municípios, do governo do Estado e de instituições regionais.

Uma nova reunião, com o Comitê Gestor, foi marcada para o dia 19 de abril, às 8h30min, no Centro Empresarial do Sebrae.

Estiveram presentes no evento o presidente da ATM e prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino; a prefeita de Peixe, Neila Pereira dos Santos; o superintendente federal de Pesca e Aquicultura, Josafá Ribeiro; o secretário municipal da Agricultura de Porto Nacional, Antonio Carlos Lira; o engenheiro ambiental do CILago, Itamar Xavier da Silva; representantes da Adapec; IFTO e prefeitura de Palmas.

A subsecretaria de Aquicultura e Pesca faz parte da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário.