Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Médicos e enfermeiros de 15 municípios do Estado participam de segunda a sexta-feira, 25 a 29, das 8h às 18h, na Unidade de Saúde da Família, em Xambioá, da Capacitação e Atualização em saúde ocular - Vigilância e Controle do tracoma, que será realizado pela Secretaria Estadual da Saúde por meio da Área Técnica do tracoma.

O curso tem o intuito de aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais de saúde em relação à vigilância e controle do tracoma e a importância do diagnóstico precoce, evitando assim complicações da doença.

Participam do momento, os municípios de Aguiarnópolis, Angico, Babaçulândia, Cachoeirinha, Carmolândia, Itaguatins, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Piraquê, Riachinho, Santa Fé do Araguaia, São Bento, São Sebastião do Tocantins e Tocantinópolis.

A capacitação será ministrada pelas técnicas da Sesau, Neuza Aparecida Ferreira e Vanuza Alves Soares.

Tracoma

É uma doença que acomete os olhos, causada pela bactéria clamidia tracomatis, que ocorre principalmente em crianças. A transmissão ocorre de pessoa por pessoa, por meio da secreção dos olhos com tracoma, através do contato de objetos contaminados como: toalhas de rosto, banho, lenços, fronhas, lápis, borrachas, dentre outros.

Os sintomas são: olhos vermelhos, irritados, lacrimejantes, com secreção, coçando, com sensação de areia, com intolerância à luz, mas quando o tracoma está iniciando, os sintomas podem não ser percebidos. As lesões resultantes desta doença podem levar a alterações da córnea, causando cegueira.

Fonte: Sesau