A Escola Estadual Vila União, de Palmas, implantou o projeto de reeducação alimentar, com a utilização de plantas medicinais, temperos e hortaliças na alimentação escolar.
O projeto não se resume ao cultivo da horta escolar, tem a mudança de hábitos alimentares, tem o envolvimento da família na escola, tem o aluno que passa mais tempo na escola porque quando não está na sala de aula, ele está cuidado da horta.
A gestora Cleizenir Divina dos Santos contou que ter uma horta escolar era um sonho dos educadores, mas hoje, eles comemoram o resultado, os alunos estão mais receptivos, mais atuantes na escola, mais motivados e quando eles levam os produtos da hora para casa, eles sentem que estão contribuindo com a família.
“Não é só os valores nutritivos que conta, a alegria dos alunos em participar do projeto, o seu entusiasmo, são fundamentais”, explicou Cleizenir. Além da prática de cultivar uma horta, os alunos durante a aula de Ciências e Biologia, estudam a temática reeducação alimentar, os pais também participam de oficinas sobre qualidade da alimentação e a escola promove tardes de chá reunindo professores, merendeiras, alunos, pais e voluntários.
Ora alunos levam para casa produtos da horta para melhorar a sua alimentação diária, em outra ocasião, os pais levam frutas para a escola com o objetivo de incrementar a merenda escolar, essa troca de ações, faz da escola, uma instituição interativa com a vizinhança e com os pais dos alunos.
Fonte: Ascom Seduc