Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

A 1ª Companhia do 4º BPM implantou, no início deste mês de maio, na cidade de Gurupi, a modalidade de policiamento Patrulha Escolar, que consiste em disponibilizar duas viaturas policiais exclusivas para policiamento preventivo em áreas próximas aos colégios. Este tipo de policiamento veio ao encontro da demanda dos diretores, professores, alunos e pais, já que até abril deste ano inúmeras chamadas para atendimento de ocorrências nas referidas áreas foram registradas pela Central de Operações –COPOM.

Do dia 1º de maio até hoje – período compreendido da execução da Patrulha Escolar em Gurupi – não há nenhum registro de ocorrência relacionado a instituições de ensino na cidade, segundo a PM.

O policiamento tem produzido resultados positivos, motivo pelo qual a Subsecretaria de Polícia Comunitária disponibilizou temporariamente uma Base Móvel para implementar o patrulhamento em áreas escolares. A Base Móvel, de forma alternada, tem percorrido as instituições ficando estacionada na porta de colégios, onde se faz o policiamento ostensivo e preventivo, concomitantemente a aplicação das doutrinas de policiamento comunitário, ficando dois policiais fixos na base mantendo contato com a comunidade em geral, colhendo sugestões, recebendo denúncias e orientando aqueles que porventura utilizam do serviço prestado. Outros dois policiais percorrem as vias adjacentes, ora na modalidade de policiamento a pé, ora motorizados, com o objetivo de propiciar segurança.

O comprometimento na segurança dos alunos, professores, funcionários e instalações dos estabelecimentos é o escopo do projeto que tem como meta a redução e até mesmo a extinção dos diversos problemas encontrados nas unidades escolares.

Segundo a PM, o conceito de patrulhamento escolar vai além da simples ronda aos estabelecimentos de ensino nos horários de entrada e saída de alunos, consistindo também em visitas periódicas a esses estabelecimentos, obedecendo a um cronograma próprio que visa estruturar a rotina de trabalho, de modo que cada escola situada em seu raio de atuação seja alvo de atendimento, pelo menos uma vez por semana. Nas visitas, o militar faz um contato com a direção da escola, visando transmitir uma sensação de segurança e proteção, estreitando os laços entre a Polícia Militar e a comunidade escolar.

Os policiais empenhados na Patrulha Escolar dispõem de telefone celular funcional, sendo o seu número repassado diretamente aos diretores. “Sem dúvida, com a Polícia Militar nos sentimos mais seguros. Depois que iniciaram os trabalhos não houve mais problemas nesta escola”, afirma João Rosado, diretor do Centro de Ensino Médio de Gurupi.

Fonte: Assessoria de Imprensa PM