Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos fará uma cirurgia de catarata nesta quinta-feira, 09, no CBCO - Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos, em Goiânia (GO). Após fazer todos os exames pré operatórios, pré anestésico e de avaliação de risco cirúrgico, foi confirmada total condição para a cirurgia, que será realizada pelo Prof. Dr. Marcos Ávila, presidente do CBCO, um dos mais bem conceituados oftalmologistas e de reconhecimento internacional.

O Governador está tranqüilo. A catarata, que atinge os dois olhos, está em fase inicial, mas o seu avanço é inevitável e a única forma de correção é o ato cirúrgico. Siqueira Campos chegou a Goiânia na manhã desta quinta-feira, 08, depois de três dias de reuniões em Brasília. O retorno ao Tocantins está previsto para este final de semana.

Siqueira Campos lamenta não poder receber em Palmas, o governador Eduardo Campos, do Pernambuco, que vem ao Tocantins pela primeira vez para o encontro do Partido Socialista Brasileiro (PSB). “Gostaria muito de estar em Palmas para recebê-lo, uma vez que fui especialmente recebido por Eduardo Campos no Pernambuco, quando lá estive, mas não consegui adiar as audiências em Brasília, tampouco adiar a cirurgia a que me submeto hoje”, lamentou o Governador.

O que é catarata?

O olho humano é semelhante a uma câmara de filmar. No segmento anterior, internamente, existe uma lente, o cristalino, com sua capacidade de focalização, e na parte posterior, uma película nervosa sensível, a retina, que funciona na captação de imagens. A retina transmite ao cérebro a imagem que, através do cristalino, é focalizada pelo olho. Para uma visão adequada é preciso que o cristalino seja transparente, para que os raios de luz possam entrar e serem captados pela retina. A catarata é o cristalino opacificado, que impede total ou parcialmente os raios de luz de chegarem à retina, prejudicando a visão.

Prof. Dr. Marcos Ávila

Nascido em 26 de fevereiro de 1954, formado em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia-MG em 1978, residente por 3 anos em oftalmologia no Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro-RJ. É Doutor em Medicina/Oftalmologia pela UFMG. Fellow por 5 anos na Retina Foundation e Harvard University, em Boston, U.S.A. Membro de 13 sociedades médicas internacionais e 15 nacionais.Participante em 152 congressos internacionais e 257 nacionais, todos com apresentação de trabalhos. Publicação de 42 artigos científicos no exterior e 32 no Brasil.Presidente de dois Simpósios (1986 e 1994) Internacionais de Retina e Vítreo em Goiânia-GO. Presidente do Congresso Brasileiro de Oftalmologia(Goiânia – 1997) com a participação de 3214 médicos do Brasil e exterior. Presidente do Congresso Brasileiro de Oftalmologia e do II Fórum Nacional de Saúde Ocular (Brasília – 2007).Presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (91/93). Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia(94/96). É também Membro de várias comissões do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Coordenador do Programa de Relacionamento Interinstitucional e do Programa Internacional de Diabetes da Associação Pan-americana de Oftalmologia. Professor e chefe da disciplina e do Departamento de Oftalmologia da UFG.Fundador do CBCO – Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos de Goiânia-GO.

Fonte: Secom