Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Vicentinho Alves (PR) teve audiência com a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, nesta sexta (17/06), no Palácio do Planalto, em Brasília onde tratou dentre outros temas das indicações de cargos federais propostos pela bancanda federal tocantinense, restos a pagar para municípios e emendas de bancada destinadas a Palmas, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.

“Se a primeira impressão é a que fica, sei que as melhores impressões me foram causadas pela Ministra Ideli e acredito: se depender da vontade manifestada pela ministra, o Tocantins terá ainda mais atenção do governo da presidenta Dilma Rousseff.”

Dentre os temas tratados o senador despachou com a ministra sobre o agendamento da audiência entre o Governador Siqueira Campos com a Presidente Dilma Rousseff.

“A audiência é importante para o Tocantins. A presidenta Dilma sinalizou com muita disposição este encontro e solicitou que agendássemos com a casa Civil e aqui viemos. A ministra, que já tinha conhecimento sobre a solicitação de audiência, definirá a data da reunião nos próximos dias.”, pontuou Vicentinho, que fez gestão por este encontro na última terça-feira, durante almoço da bancada de senadores do PR com a presidente, no Palácio Alvorada.

Indicações da Bancada

Na reunião, Vicentinho despachou com a ministra sobre os cargos federais no Tocantins.

Como membro da bancada, o Senador representou os parlamentares tocantinenses, Senador João Ribeiro; e os deputados federais Ângelo Agnolin, Júnior Coimbra, Laurez Moreira e Lázaro Botelho, levando a solicitação das indicações que a bancada federal do Tocantins pleiteia junto ao Governo.

Emendas de Bancada

Vicentinho ainda solicitou à ministra que disponibilize o limite orçamentário para empenho das emendas de bancada do Tocantins para as cidades de Palmas, Porto Nacional e Paraíso.

Para Palmas, Vicentinho solicitou liberação de emenda no valor de 4 milhões, 731 mil reais pleiteadas junto ao Ministério do Turismo e que se destinará a obras de infra-estrutura turística na Praia da Graciosa; já para a cidade de Porto Nacional, o senador tratou de um recurso de 20 milhões de reais, pleiteados no Ministério das Cidades, para obras de pavimentação asfáltica, galerias pluviais, calçadas e meio-fio; enquanto que para o município de Paraíso, a solicitação apresentada foi de uma emenda de bancada no valor de 11 milhões e 900 mil reais, solicitadas junto ao Ministério do Turismo, e que serão destinadas para obras de infra-estrutura turística.

Restos a Pagar

Ao final, foram apresentadas pelo Senador solitações para que o Governo federal libere o limite financeiro para pagamento dos restos a pagar de emendas individuais referentes aos anos de 2008, 2009 e 2010 e que se destinam aos municípios de Alvorada, Aparecida do Rio Negro, Araguacema, Araguatins, Aragominas, Arraias, Axixa do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Buriti do Tocantins, Cachoeirinha, Chapada de Natividade, Chapada de Areia, Combinado, Esperantina, Filadélfia, Goiatins, Gurupi, Ipueiras, Itacajá, Itaguatins, Lavandeira, Luzinópolis, Marianópolis, Monste do Carmo, Monte Santo, Nova Rosalândia, Palmeirópolis, Paraíso, Pequizeiro, Pindorama, Ponte Alta, Porto Nacional, Praia Norte, Presidente Kennedy, Rio dos Bois, Santa Fé do Araguaia, Santa Terezinha do Tocantins, São Félix, Sítio Novo, Tocantinópolis, Tupiratins, Novo Alegre e Nazaré.

“De forma natural, o Tocantins entra, com sua representatividade, na pauta do critério nacional dos recursos que o Governo Federal destinará às unidades federativas. Esse fato se deve à sua importância, como estado, ao Governo Siqueira Campos, que busca conosco os investimentos, em Brasília, e não deixa perder recursos por falta de estratégia e trabalho; e à bancada federal que o representa com afinco aonde quer que vá. O Tocantins é parceiro do Governo Dilma, pois sabemos que juntos construiremos o melhor para o país”, finalizou Vicentinho.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Vicentinho Alves