Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A senadora Kátia Abreu pediu nesta quarta, 22, ao ministro da Educação, Fernando Hadad, prioridade do Ministério da Educação para a instalação de escola técnicas nas cidades de Tocantinópolis, Dianópolis, Pedro Afonso, Miracema do Tocantins, Lagoa da Confusão e Colinas do Tocantins. A audiência aconteceu na manhã de hoje no Ministério da Educação e segue o projeto da senadora Kátia Abreu de apoio ao governo do Estado, preocupado em disponibilizar cursos profissionalizantes para atender a demanda por mão de obra especializada no Tocantins.

Kátia pediu, ainda, ao Ministério da Educação a implantação no Estado do Pronatec (Programa Nacional de Acesso às Escola Técnica), ação do governo federal que pretende combater o desemprego e formar mão de obra qualificada necessária para comércio, empresas e indústrias). A finalidade básica do Pronatec é capacitar jovens do ensino médio e trabalhadores que fizeram uso do seguro desemprego por mais de uma vez, bem como famílias cadastradas no programa Bolsa Familia. A perspectiva é formar mais de 3 milhões de profissionais ate 2014, utilizando institutos de ensino federal, escolas publicas e órgãos do Sistema S de ensino- Sesc, Senai, Sesi,Senac e Senat.

A senadora Kátia Abreu também obteve, ainda hoje, sinal verde do Ministério da Educação para iniciar no próximo mês de agosto, através de uma ação conjunta entre CNA, Federação da Agricultura e Secretaria de Agricultura do Estado, de cursos profissionalizantes na área rural, uma necessidade do mercado. Kátia vai iniciar cursos nos setores de silvicultura, piscicultura, fruticultura e irrigação. A intenção é capacitar pessoas nos quatro principais pólos empregadores de mão de obra do Estado, no setor agropecuário.

Segundo a senadora Kátia Abreu, o ministro Hadad ficou empolgado com o projeto e já agendou nova audiência para discussão da possibilidade de expandir a ação para outros segmentos. Para Kátia Abreu, ainda dentro desta preocupação com a capacitação da mão de obra, deve ser implantado, nos pólos, o sistema integrado de educação à distância.

Fonte: Assessoria de Imprensa Kátia Abreu