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Campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realiza, a partir da próxima terça-feira (12/7), a terceira edição do Projeto Senar Rondon, que desta vez levará estudantes universitários de Tocantins e Goiás, durante o período de férias, a assentamentos rurais de seus estados com o objetivo de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula em benefício das comunidades locais. A iniciativa terá novidades em relação às edições anteriores. Uma é a presença de alunos do ensino técnico, que vão participar das atividades juntamente com os de ensino superior. Outra é a divisão do projeto em duas fases. A primeira acontece de 12 a 19 de julho, em Araguatins (TO), enquanto a segunda etapa ocorre de 2 a 9 de agosto, em Ceres (GO).

Em cada um dos municípios, haverá a participação de 35 estudantes, além de sete professores e dois coordenadores do Senar. Na programação, estão previstas palestras, oficinas, entre outras atividades para levar esperança e cidadania às comunidades rurais que serão contempladas, além de sugerir às prefeituras ações que possam ajudar a mudar a realidade dos assentamentos. “Esses jovens não perderão seus dias de férias. Ganharão dias de experiência em suas vidas para ajudar quem precisa e estarão contribuindo para que os assentamentos possam garantir renda e dignidade para quem vive no campo”, destaca a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Conselho Deliberativo do Senar, senadora Kátia Abreu.

Na fase inicial, que começa na próxima terça-feira, em Araguatins (TO), as ações serão feitas pela equipe de estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), que atua no campus localizado no próprio município, e que tem cursos de nível técnico e superior. A capacitação da equipe também será em 12 de julho, no próprio instituto, onde os participantes conhecerão mais sobre o funcionamento do Sistema CNA/Senar, além dos objetivos, regras e ações do projeto. A partir do dia 13, eles iniciam as ações práticas, no assentamento Transaraguaia, que fica a 12 quilômetros do campus do IFTO. No local, vivem 39 famílias, totalizando aproximadamente 200 pessoas. Durante sete dias, a equipe do IFTO identificará as principais necessidades e deficiências do local, visando à elaboração de um diagnóstico.

O trabalho final será apresentado à Prefeitura, no próximo dia 19, para que as autoridades locais possam reivindicar políticas públicas com o objetivo de melhorar a situação da comunidade que vive no assentamento. “Não basta apenas um pedaço de terra para se fazer reforma agrária. A terra dever vir acompanhada de outras políticas e mecanismos, como crédito com juros baixos, assistência técnica e programas que ensinem os produtores destes assentamentos a comercializarem suas produções para que eles tenham renda e possa sustentar suas famílias”, enfatiza a senadora. Dos alunos participantes, 17 são do nível técnico, dos quais 12 do curso de Agropecuária e cinco do curso de Agroindústria. Entre os universitários, há cinco estudantes de Ciências Biológicas, cinco de Computação e cinco de Agronomia. Todo o tempo dedicado pelos estudantes ao Senar Rondon será convertido em horas de estágio pelo IFTO.

Inclusão Digital Rural - Outra inovação será a realização do curso de Inclusão Digital Rural com os moradores do assentamento. Esta iniciativa foi lançada pelo Senar em 2009, com o objetivo de fornecer capacitação para o uso adequado das tecnologias de informação à população do campo. Os treinamentos realizados pelo Senar são feitos nos sindicatos rurais dos municípios, onde são instaladas salas de aula e fornecidos computadores. No Senar Rondon, a capacitação acontecerá apenas no assentamento de Araguatins, onde os computadores serão disponibilizados pelo IFTO e as aulas realizadas em um local provisório, com a ajuda dos estudantes de Ciências da Computação.

Já a segunda etapa do Senar Rondon, que acontece de 2 a 9 de agosto, em Ceres (GO), envolverá a participação de 35 alunos e sete professores do campus municipal do Instituto Federal (IF Goiano). Os trabalhos serão realizados no assentamento Itajá, a 35 quilômetros da sede do instituto. Esta é a segunda edição do Senar Rondon em 2011. A primeira foi feita em janeiro, com a participação de 170 estudantes universitários de todo o país, que visitaram 10 assentamentos rurais de Goiás, Minas Gerais, Bahia e Tocantins, durante duas semanas. O projeto estreou no ano passado, com 210 universitários. Todas as atividades da terceira edição do SENAR Rondon poderão ser acompanhadas pelo blog do projeto (www.senarrondon.com.br), e também pelo Canal do Produtor (www.canaldoprodutor.com.br).

Fonte: Ascom Senar