Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O senador Vicentinho Alves (PR) parabenizou por meio de nota à imprensa nesta quinta-feira, 11, todos os advogados e advogadas pela passagem do seu dia profissional.

Segundo o senador, ele guarda na memória os primeiros contatos com a “multiplicidade de assuntos que o Direito guarda em sua grandeza” quando conheceu dois grandes advogados do antigo norte goiano, na cidade de Porto Nacional; os doutores Ernesto Cardoso e Francisco Mascarenhas “figuras inteligentes e inegavelmente ilibadas”, diz Vicentinho na nota.

Ainda segundo Vicentinho, com o passar do tempo ele ampliou a admiração que tem do direito. Confira abaixo a nota do senador na íntegra.

"O Direito e a Democracia: Homenagem ao Dia do Advogado"

Gostaria de parabenizar todos os advogados e advogadas pela passagem do dia 11 de agosto - data em que rendem-se homenagens ao profissional desta admirável riqueza humana - fruto da evolução intelectual do homem na origem remota de seu convívio em sociedade.

Guardo na memória os primeiros contatos com a multiplicidade de assuntos que o Direito guarda em sua grandeza, quando conheci, há muitos anos, as figuras inteligentes e inegavelmente ilibadas de dois grandes advogados do antigo norte goiano, na cidade de Porto Nacional: meus saudosos amigos, os doutores Ernesto Cardoso e Francisco Mascarenhas.

Com o passar do tempo, ampliei a admiração que tenho pelo Direito, com a constatação de que cada vez mais surgem e trabalham, no Tocantins, jovens talentosos que dão continuidade a esta profissão tão essencial.

À luz da interpretação mais respeitosa que tenho pelo Direito, acredito que, sem estes importantes profissionais, a Democracia não existiria, a dialética não estimularia o ponto de vista embasado e seu contraponto, a razão conciliadora ou os questionamentos sobre

compreensões que nos regem em sociedade, também, poderiam sequer existir; a sociedade em si não saberia reger-se e as questões sociais não poderiam ser discutidas civilizadamente, como devem ser.

Advogados e Advogadas, parabéns pelo trabalho e contribuição imensurável à construção de nosso país.

Senador Vicentinho Alves