Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Com o intuito de capacitar e padronizar os procedimentos no âmbito do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC) promovem o Curso de habilitação de médicos veterinários em métodos de diagnóstico e controle da brucelose e tuberculose animal. O curso teve início nesta segunda (12) e segue até sexta (16) no Campus de Araguaina da UFT.

Participam desta 14º edição do curso, 20 médicos veterinários que estão em dia no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) e trabalham na ADAPEC. As aulas são ministradas por Professores credenciados pelo Ministério da Agricultura e a carga horária é de uma semana, totalizando 40 horas/aula.

De acordo com o coordenador do curso, professor Francisco Baptista, a UFT, através de termo de cooperação com a ADAPEC, vem reforçando a sua participação no combate à brucelose e tuberculose no Tocantins, tendo concluído, este ano, inquérito epidemiológico sobre brucelose bovina nos 17 municípios que compõem a microrregião de Araguaina.

“Foi possível determinar prevalências de focos e de animais e identificar pontos críticos de combate à doença no Tocantins. Estes resultados foram expostos e discutidos em reunião Técnica da Aapec em Araguaina, no dia 23 de agosto deste ano. Outra reunião do gênero está marcada para o dia 30 de setembro em Palmas. As recomendações das duas reuniões permitirão propostas de alteração nas medidas de controle e verificação que diminuam os riscos no trânsito animal e torne mais efetiva a vacinação dos animais contra a brucelose” explicou o professor.

Histórico

A UFT/Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia foi credenciada em 2004, pelo Ministério da Agricultura, para oferecer o curso. Neste tempo já foram oferecidas 13 edições e capacitados mais de 150 veterinários, dos quais cerca de 60 do Órgão Estadual de Defesa Agropecuária, a Adapec.

As edições anuais do curso dependem da demanda, porém, para veterinários autônomos é oferecida uma edição anual, geralmente em março e com divulgação na página eletrônica da UFT ou no endereço www.francisco-epidem.net.

PNCEBT

Os principais objetivos do programa são: melhorar o estado sanitário dos rebanhos de bovinos e bubalinos no Brasil, através da redução das prevalências e incidências da brucelose e tuberculose; diminuir os riscos de transmissão da brucelose e tuberculose a humanos, por ingestão de derivados de carne ou leite contaminados, ou por contato com animais ou produtos destes contendo os agentes destas doenças; agregar valor aos animais e seus produtos e expandir o mercado. (Ascom Fapto)