Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Walquerley Ribeiro

Foto: Walquerley Ribeiro

A ETI Eurídice Ferreira de Mello, no Jardim Aureny, foi a segunda Escola de Tempo Integral inaugurada pelo prefeito de Palmas, Raul Filho, e nesta quarta-feira, 28, comemora três anos com um concerto no auditório da ETI, a partir das 20 horas, com a Orquestra Sinfônica Dona Lindu.

Segundo o prefeito Raul Filho, o modelo de Educação Integral de Palmas não envolve apenas a construção de escolas, mas também uma gama de ações que vão além do currículo formal. “Passamos a oferecer às nossas crianças e adolescentes bem mais que o acesso ao ensino formal, incluímos no currículo atividades de lazer, esporte, cidadania, música, formação tecnológica, dentre outras”, disse.

Orquestra

O projeto teve início no primeiro semestre de 2009, período em que foram realizadas aulas teóricas e expositivas para que os alunos tivessem contato com alguns instrumentos musicais que compõem uma orquestra sinfônica tradicional. No segundo semestre foram adquiridos os instrumentos e realizado a seleção de instrumento por aluno, de acordo com vários critérios, sendo um deles o interesse.

A partir de então, a orquestra tem sido convidada para eventos, inclusive de âmbito nacional, a exemplo do Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada, que aconteceu em Brasília em 2010. Na mesma ocasião a orquestra realizou uma apresentação para o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A Orquestra Sinfônica Dona Lindu é composta por alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, que se dividem nos mais diversos instrumentos da música erudita, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, fagote, sax alto, sax tenor, sax barítono, trompa, trompete, trombone, tuba e percussão. (Ascop)