Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em ofício encaminhado ao secretário interino da Saúde do Estado, na semana passada, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras), Manoel Pereira de Miranda questionou o titular da pasta com relação à Portaria 460/2011, de 09 de agosto de 2011, publicada no Diário Oficial do Estado nº 3.448 em 18 de agosto que dispõe sobre a criação de gratificação de Urgência e Emergência, Terapia Intensiva e UI/NEO, como forma de incentivo a melhoria a assistência a saúde no Tocantins. Na oportunidade foi solicitado seja aberta uma negociação entre a Diretoria do Sintras e a SESAU para resolvermos a demanda.

Segundo o documento encaminhado, nas gratificações de urgência extensiva ao médico e profissionais de enfermagem, o presidente esclarece que entende ser justo para com os companheiros, mas desrespeita a equipe multiprofissional do SUS que ficou de fora, vários profissionais que tem a mesma importância. Foi citado como exemplo Técnicos de Radiologia, Assistente Social, Administrativo entre outros. Para a diretoria do Sintras, a portaria é discriminatória.

Com isso mais uma vez a secretaria discrimina a equipe. No ofício é explicado que a diretoria do Sintras entende que não se incentiva a equipe valorizando alguns, em detrimento de outros, com isso o serviço tende a ficar ruim e capenga, ou seja, a plenitude do atendimento não foi alcançada.

Na gratificação de Terapia Intensiva e UI/NEO a discriminação é mais gritante, pois só os companheiros médicos receberão esta gratificação. É como se o serviço da UTI fosse feito só por um profissional e todos os outros membros da equipe não teriam nenhuma importância.

Em outro ofício a diretoria do Sintras comunica que relata que em razão do que foi publicado no Diário Oficial do Estado nº 3.448, de 18 de agosto de 2011 a Portaria 459/2011, de 09 de agosto de 2011, que dispõe sobre a criação de gratificação de interiorização aos servidores médicos, tem recebido muitas ligações telefônicas dos demais profissionais criticando a atitude do secretário, alegando que o mesmo está discriminando muitos profissionais de saúde da equipe multiprofissional do SUS. E a diretoria do Sintras entende que “a valorização dos companheiros médicos é de suma importância, assim como a valorização de toda a equipe de forma igualitária, não discriminando uns em detrimentos de outros”. (Assessoria de imprensa Sintras)