Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O empresário Leonildo Araújo Pinto, do Grupo Araguaia Empreendimento, anunciou oficialmente noite desta quinta-feira, 29, a construção do primeiro shopping de Gurupi. O investimento total para a construção do shopping será de 70 milhões de reais.

A apresentação do empreendimento foi feito pela consultora executiva do projeto, Maria Catia Baquini. “Serão vários empreendimentos que serão construídos numa área de 230 mil m² e o projeto vai muito além do shopping. Teremos uma concha acústica para realização de eventos, três torres, sendo uma comercial, outra residencial e a última será um hotel. Teremos um outro projeto que em breve será anunciado”, disse a executiva durante o anúncio do empreendimento que aconteceu no auditório do Sesc/Senac.

Ainda de acordo com consultora, o shopping irá gerar em torno de 1500 empregos diretos e indiretos. “Um shopping Center como o nosso com 100 lojas terá a necessidade, no mínimo, de 800 empregos diretos e gerar em torno de 1500 empregos entre diretos e indiretos”.

O responsável pelo empreendimento, Leonildo Araújo Pinto, lembrou que o projeto começou a ser estudado há mais de cinco anos e anunciou que o shopping será construído numa área de 35 mil metros quadrados. “O empreendimento vai ser um sucesso e eu não tenho dúvida nenhuma disso. O receio que eu tinha, embora a pesquisa apontava que tudo iria dá certo, é devido o investimento ser muito pesado e envolver muito dinheiro e trabalho. Eu falo isso porque tenho um shopping lá em São Paulo. Foi por isso que retardou um pouco. Era para já ter saído”, disse.

Segundo Leonildo o lançamento oficial do empreendimento acontecerá no mês de dezembro e o projeto arquitetônico será assinado pela DFA Consultoria e Design, empresa especializada na construção de shopping. “Em dezembro deste ano iremos apresentar a planta arquitetônica e a inauguração está prevista para acontecer em janeiro de 2014. Neste período nós teremos uma geração de emprego muito forte na área da construção do shopping que vai precisar de muita mão de obra no período de dois anos. Quanto ao nome do shopping é a comunidade que vai decidir”.

Depoimentos

O prefeito Alexandre Abdalla afirmou que está há mais de três anos mantendo contato com o responsável pelo empreendimento para a concretização do investimento. “O shopping está vindo depois de muitas lutas. É um empreendimento que a cidade recebe e eu tenho a certeza absoluta que irá alavancar muito o comércio desta cidade que é pólo de 18 municípios. Este shopping vai criar um novo ar em Gurupi que a cada dia tem um sonho da sua população sendo realizado em nossa administração. Esse shopping é um marco da nova história da nossa cidade”, disse.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Gurupi (CDL), Adailton Batista da Fonseca, destacou o impacto do investimento na economia da cidade. “Um investimento deste porte é sempre bem vindo para a comunidade porque gera um aquecimento na economia como um todo do município e da região sul do Tocantins. Vale lembrar que investimento deste tamanho há muito tempo não surgia em nosso município”, defendeu.

A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), Andrea Stival, que no evento esteve representando o governador Siqueira Campos destacou a importância do empreendimento. “É um empreendimento muito importante porque irá gerar muito empregos e melhorar na renda dos gurupienses. Como foi dito pelo presidente do grupo, destacamos também a quantidade de empregos que serão gerados na construção do empreendimento. Isso é muito importante”, disse.

Divino Allan que participa como consultor do projeto lembrou a importância de uma linha aérea que a cidade está preste a receber. “A construção do shopping é uma realidade que teve a participação da prefeitura. O prefeito esqueceu-se de dizer de outro projeto que está para acontecer que é uma linha área regular em Gurupi. Para acontecer depende somente de um carro de bombeiro no aeroporto. A aviação aérea Passaredo está preparada para ligar Gurupi/Goiânia/São Paulo. Estes investimentos estão integrando Gurupi ao mundo moderno”, defendeu.