Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom SSP

A aeronave Esquilo, modelo AS 350 B3, que está dando suporte as forças integradas do Tocantins, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realizará dois voos diários a partir desta sexta-feira, 11, em Palmas. A ação tem por objetivo atuar como plataforma aérea de observação para as viaturas de solo, visando reduzir os índices de criminalidade do município e região metropolitana.

Durante os voos serão realizados monitoramento aéreo, em locais de grande concentração de público, acompanhamento de ocorrências, bem como pousos em locais estratégicos.

Nesta manhã foi realizado o primeiro voo. O setor escolhido foi o setor Nordeste da Capital. Durante o deslocamento da equipe do Ciopaer foi identificado um acidente próximo à quadra 304 Sul, no mesmo instante a central da Polícia Militar foi acionada, e em poucos minutos o trânsito foi liberado.

Na viagem também foi visualizado um veículo jogando entulho em uma área verde, localizada próximo ao Dertins. Os dados do veículo foram registrados e o caso será encaminhado para a Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente, para as providências cabíveis.

De acordo com o piloto e comandante da Aeronave, Major Vieira Lins, da força Nacional da Polícia Militar do Distrito Federal – PMDF, antes de iniciar os sobrevoos a Capital foi mapeada e dividida em setores. “Os voos serão realizados todos os dias e dois horários, inclusive durante os feriados e finais de semana. Nesta manhã o local escolhido para o pouso foi próximo ao Colégio Militar, com objetivo de tornar o policiamento ostensivo”, concluiu.

Atuações da Aeronave

A atuação da aeronave está respaldada pelo Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica – RBHA-91, subparte “K”, que regulamenta os órgãos específicos de aeronaves de segurança pública.

O Helicóptero está sob o comando da Secretaria da Segurança Pública, por meio da Diretoria do Centro Integrado de Operações Aéreas – Ciopaer/TO. (Ascom SSP)