Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Instalar o sistema tanque-rede como alternativa para geração de emprego e renda às margens do Lago da UHE Lajeado. Sob esse foco, o Ministério da Pesca e Aquicultura confirmou nesta última sexta-feira, 11, uma audiência entre o ministro Luís Sérgio, o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), a vice-prefeita, Edna Agnolin e o presidente da colônia de pescadores de Palmas, Davi Rodrigues Sousa. A solicitação foi feita pelo deputado federal Angelo Agnolin e está agendada para a próxima quarta-feira, 16.

Com a criação de peixes no sistema, a Prefeitura de Palmas espera abastecer o mercado consumidor local e exportar o excedente. O projeto, conforme a vice-prefeita, permitirá inclusive a redução da pesca extrativista, tendo como consequência, a preservação das espécies nativas.

Através de parques aquícolas, Edna pleiteia recursos para instalação e manutenção de 1200 tanques-redes, bem como a capacitação dos pescadores, tanto para o manuseio quanto para atuarem como guias de pesca. Edna acrescenta que irá solicitar celeridade ao processo de licença ambiental para o uso do lago. Obedecendo a esses critérios, o Lago servirá para a criação intensiva de peixes em diversas espécies, dada sua profundidade, aeração e qualidade de água.

“Com o sistema implantado e qualificado, será possível incentivar roteiros de pesca esportiva e capacitando os empreendedores informais para que se profissionalizem e contribuam com o aumento de fluxos turísticos. Isso move a economia e será visto com prioridade” disse a vice-prefeita.