Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, na 1206 Sul, foi realizado o último encontro do semestre do projeto Construindo o Amanhã – Grupo de Gestantes, que visa melhorar as condições de vida das mães e seus filhos através do repasse de conhecimento e vivências.

Segundo a Assistente Social responsável pelos grupos de gestantes, Maysa Machado de Carvalho, que atua no CRAS da 1206 Sul desde janeiro deste ano, os grupos de gestantes são formados duas vezes a cada ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.

Os grupos se reúnem semanalmente, todas as quintas-feiras às 9h, perfazendo um total que varia de 10 a 12 encontros com palestras variadas, tais como: Direito da Gestante; Planejamento Familiar; Cuidados com o recém nascido; cuidados com a fase puerperal; depressão pós-parto; amamentação, dentre outros temas.

Tanto do primeiro quanto do segundo semestre são compostos por um número que varia entre 20 e 22 gestantes que ao final recebem um Kit gestante doado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS da 1206 Sul;

Participaram da reunião os acadêmicos do Curso de Enfermagem do Ceulp Ulbra sob a orientação e observação da professora do Estágio Curricular I do Curso de Graduação em Enfermagem Manuela Barreto Bezerra.

Os acadêmicos ministraram uma palestra sobre métodos contraceptivos e repassaram orientações sobre como escolher o método adequado, visando principalmente a saúde da mulher e o planejamento familiar.

A professora destacou a parceria entra a Ulbra, CRAS e agora Polícia Comunitária, dizendo estar bastante satisfeita com a receptividade das mães assistidas, com a troca de saberes entre os acadêmicos e as gestantes.

“Os acadêmicos ensinam e ao mesmo tempo aprendem, colocando em prática os conhecimentos discutidos na Universidade”, afirmou a professora Manuela.

Professora Manuela finalizou parabenizando o trabalho desenvolvido pela Policia Militar através da filosofia de Polícia Comunitária, bem como ao apoio manifestado na cessão do espaço para reunião e a participação nas atividades, o que gera maior interação entre a Instituição Policial Militar, Instituição Educacional, Instituição Social e Comunidade Local.

Ainda houve tempo para elogiar ao acadêmico Reginaldo Costa da Silva, o acadêmico que também é Cabo da Polícia Militar e lotado no 1º BPM foi citado como exemplo a ser seguido, no quesito responsabilidade, respeito e disciplina.

A gestante Andreana Tavares dos Santos Lima, participante do grupo e esposa do Cabo Bombeiro Dejalma Gama Lima Santos, enfatizou que recebeu muitas orientações importantes e necessárias.

“As reuniões são bem divertidas e instrutivas. Só tenho a agradecer a iniciativa do CRAS e a assistente Maysa que sempre muito educadamente se portou e se mostrou preocupada com todas as gestantes do projeto”, finalizou Andreana.

No fechamento das atividades foram distribuídos brindes, sendo presenteada a gestante Marta Maria da Silva Tenório, 32, entregue os Kits gestantes e servido um coffee break balanceado para as futuras mães. (Ascom PM)