Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Manoel Lima/ Ascom Seduc

Uma turma de 37 estudantes saíram nesta quinta-feira, 24, da cidade de Gurupi, rumo à Palmas. O grupo formado pelos melhores alunos da Escola Estadual Setor Aeroporto ganhou a viagem como prêmio pelo bom desempenho durante o ano letivo.

No caminho, o grupo que viajou em companhia de professores e das coordenadoras da escola, Amanda Costa e Áurea Barbosa, passaram pela cidade histórica de Porto Nacional, onde conheceram o Museu Histórico e Cultural de Porto Nacional e a Catedral Nossa Senhora das Mercês. Já na capital os alunos visitaram o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, O Palácio Araguaia, o Memorial Carlos Prestes, o Lago de Lajeado e a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), onde foram recebidos pelo secretário Danilo de Melo.

Para muitos deles, esta foi a primeira vez que saíram da cidade onde vivem e a maioria também não conhecia a capital. “Eu gostei de tudo. De viajar e de conhecer tantos lugares legais’, conta Vantuir Júnior, de apenas 11 anos. Para ele o lugar que mais chamou a atenção foi o Palácio Araguaia. “É grande e muito bonito, tirei muitas fotos”, revelou.

Já Pedro Henrick Santos, elegeu como lugar predileto a cadeira do secretário Danilo e de tão a vontade já foi tratando de dar as ordens no lugar do gestor da Pasta. “Temos que construir uma quadra na escola”, disse, sob os aplausos dos colegas. E o recado foi bem entendido pelo secretário. “É uma honra recebê-los aqui. Jovens como vocês dão novo animo para continuarmos nosso trabalho e claro, vamos levar essas demandas ao Governador e faremos o maior esforço para atender as necessidades desta escola, não só a quadra, mas o ar condicionado e tudo que for necessário, para que vocês continuem sendo bons alunos e bons cidadãos”, assegurou Danilo.

Este é segundo ano que o projeto é desenvolvido na escola, uma forma de estimular os estudantes a se dedicarem mais aos estudos. “O resultado tem sido muito positivo e além de melhorar as notas é uma oportunidade que a escola dá a esses alunos, que moram num setor carente, de saírem um pouco e terem experiências tão boas como a de hoje”, conta a coordenadora Amanda.

A Escola Estadual Setor Aeroporto, uma das primeiras a ser construída na cidade, têm 350 alunos matriculados no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e tem como gestora a educadora Ester Sepúlvida. (Ascom Seduc)