Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Começando uma série de matérias que o Site Conexão Tocantins está preparando sobre as principais áreas do governo neste primeiro ano de gestão do governador, Siqueira Campos, o secretário interino de Saúde, Arnaldo Alves Nunes concedeu entrevista exclusiva onde apontou dados e metas para a pasta neste ano.

Analisando um balanço sobre as principais realizações e polêmicas da pasta neste ano desde que assumiu em janeiro o secretário frisou que o poder de resolução nas unidades de saúde está maior em razão das transferências entre os hospitais ter diminuído o que segundo ele, economizou consideravelmente. “Em agosto, nós transferimos 700 pessoas entre os hospitais do Estado e no primeiro mês da Pró-Saúde esse número caiu para 350 com isso evita diárias para motoristas e técnicos e ainda custos de combustíveis e desgaste dos carros”, salientou.

O secretário avaliou que a Pró-Saúde tem trazido agilidade e resolução dos problemas. “O saldo dos três meses de atuação mostram superação no número de internações. Nos dois meses foram 800 atendimentos a mais”, disse o secretário. A média mensal de atendimentos é de 5990. No contrato com a organização social o Estado paga 5% a menos do que custava os atendimentos antes da Pró-Saúde atuar. O gasto por mês era de R$ 18 milhões, segundo o secretário. “Antes transferiam tudo, agora não”, pontuou.

Metas

Para 2012 o governador pretende construir os hospitais de Gurupi e de Araguaina já anunciados. Em janeiro a Sesau tem como meta construir 50 leitos de UTI no Estado, 20 em Araguaina, 10 em Gurupi, 8 no Hospital Dona Regina e 10 na ala infantil do HGP. Atualmente são 48 no total sendo 10 em Araguaina, 18 em Palmas, 12 no Dona Regina e 8 na pediatria do HGP. A intenção é dobrar a capacidade de resolução e evitar também a transferência de casos graves para outros Estados o que onera muito os cofres da Saúde. Segundo Arnaldo, o Estado chegou a gastar 500 mil em um único mês só com as transferências aéreas de pacientes.

Contratações e concurso

Com relação à contratação de mais servidores na área da Saúde o secretário deixou claro que as contratações serão feitas pela Pró-Saúde que está levantando cuidadosamente, segundo ele, a quantidade que será necessária. “Estamos terminando levantamento para saber quantos servidores tem e quantos novos terão. Provavelmente precisaremos de mais pessoas”, frisou.

Não há previsão para chamar mais candidatos do quadro reserva do certame da Saúde, segundo esclareceu o secretário. Segundo ele pontuou possivelmente não será mais necessário chamar mais aprovados.