Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Fechado desde 2010, o Colégio Batista de Tocantínia reabre suas portas aos alunos na próxima segunda-feira, 19. A unidade de ensino foi criada em 1936 e reinaugurada nesta sexta-feira, 16. A solenidade contou com as presenças do secretário da Educação, Danilo de Melo Souza, de autoridades locais e da comunidade.

A reabertura da escola, que é tradicional no município, faz parte de um convênio do Governo do Estado com a instituição e prevê o investimento de R$ 1,3 milhão na revitalização e ampliação dos prédios históricos. Durante a solenidade, foi entregue a primeira etapa da obra que foi dividida em cinco partes. Nessa, que envolve a reforma do bloco 1, foram investidos R$ 150 mil.

De acordo com Danilo de Melo, a escola, que faz parte do patrimônio histórico e cultural do Tocantins, vai oferecer educação profissional à comunidade de Tocantínia. “A abertura dessa escola mostra que o Governo prima por uma educação tradicional que preza por valores e que contribui com a formação da sociedade. Depois de pronta, iremos beneficiar cerca de 400 jovens com educação de qualidade”, explicou o gestor.

O prefeito Manoel Silvino disse que a reabertura do Colégio Batista não é apenas uma inauguração de escola, mas da revitalização da cultura de um município. “Essa escola faz parte do nosso patrimônio histórico. Ela contribuiu com a formação de pessoas, ainda no então Norte de Goiás, que desenvolvem atualmente importantes trabalhos no Brasil e no mundo”, disse.

A comunidade de Tocantínia também comemorou a reabertura da escola. “Eu me sinto rejubilada em ver essa escola reaberta. É importante ver os sacrifícios para que ocorra o desenvolvimento da educação, agradeço muito ao Governo por essa reforma”, frisou a professora Margarida Lemos Gonçalves, uma das fundadoras da escola.

A comemoração também é visível no rosto dos alunos que começam suas aulas na unidade que tanto orgulha a cidade. “Eu estou ansiosa para começar aqui nessa escola. A estrutura ficou muito boa e nós alunos ainda teremos a oportunidade de nos qualificar”, ressaltou a jovem Daniela Lopes, de 15 anos.

Durante a cerimônia de inauguração, projetos pedagógicos desenvolvidos em duas escolas de tempo integral da cidade foram apresentados. “A educação é desenvolvida nas nossas unidades de tempo integral em combinação com atividades culturais”, disse Danilo, ressaltando que o Governo pretende entregar, em breve, a segunda etapa da obra do Colégio Batista. (Secom)