Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Neste último sábado, 17,no município de Lagoa da Confusão, a cultivar de arroz BRS Tropical foi tema de um dia de campo promovido pela Embrapa Pesca e Aquicultura, Embrapa Arroz e Feijão e a Embrapa Transferência de Tecnologia.

O Governo do Estado, por meio da Seagro - Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, através de convênio com a Embrapa, desenvolveu a cultivar no município de Lagoa da Confusão. Para o Secretário da Agricultura Jaime Café, a parceria identificou a cultivar especifica para a região. “Uma pesquisa que pensa o aumento da produtividade com produção sustentável e a Seagro está presente, fazendo a sua parte através das ações e incentivos para o desenvolvimento da produção de grãos no Estado”, pontuou.

De acordo com o chefe geral da Embrapa de Transferência de Tecnologia, Ronaldo Andrade, a BRS Tropical tem mostrado um grande potencial produtivo, em média mais de 20% que a produção em várzeas. “A produtividade está em 6.900 kg por hectare, mas tem potencial para chegar a 8.400. O Tocantins possui as condições naturais para isso, só é necessária a aplicação de tecnologia e semente de qualidade. Atualmente nosso maior desafio é encontrar interessados em formar parcerias para a produção de sementes que possa atender toda a demanda”, acrescentou.

Andrade explicou ainda que a variedade BRS Tropical também tem como atributos positivos um ciclo médio de 140 dias, moderada resistência à brusone (doença da folha e da panícula), à mancha parda e à mancha do grão. “Além do Tocantins, essa cultivar também é recomendada para Goiás, Pará, Roraima, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e para toda a Região Nordeste”, completou.

Segundo o Estudo de Prospecção de Mercado da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, na safra de 2011/2012, o Brasil produziu cerca de 11,6 milhões de toneladas de arroz em casca e consumiu 12,3 milhões de toneladas. Para que a produção nacional de arroz possa suprimir a demanda existente, a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desenvolve pesquisa de cultivares que apresentem melhores índices de produtividades, qualidade e maior resistência a doenças.

O evento foi realizado na Fazenda Dois Rios e contou com a presença de produtores, extensionistas, pesquisadores, técnicos, estudantes, entre outros interessados na rizicultura.

Produção

No Tocantins, na safra 2010/2011 numa área de 135.770 hectares, foram produzidas 134.700 toneladas de arroz sequeiro e 333.640 de arroz irrigado (áreas de várzeas). A produtividade média do arroz irrigado foi de 4.994 kg por ha. Atualmente, os principais sistemas de cultivo de arroz em várzea utilizados pelos produtores locais são: irrigação por inundação contínua com semeadura a lanço (principal) ou linhas e o de várzeas úmidas, sendo que este último somente é utilizado no período chuvoso.