Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Na manhã desta quinta-feira, 29, o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, apresentou o plano Tocantins sem Miséria e constituiu o comitê gestor da regional de Porto Nacional, que reúne 13 municípios. O evento aconteceu no espaço Cultural Durval Goldinho, em Porto Nacional.

Estiveram presentes no evento a prefeita de Porto Nacional, Tereza Martins, e prefeitos que compõe a regional. Na ocasião, foram assinados os termos de compromisso entre Governo do Estado e municípios, além de ser instituído o Comitê Gestor Regional de Porto Nacional e o Conselho Regional de Economia Solidária.

Para a prefeita de Porto Nacional, o plano tem como prioridade tirar pessoas da linha da pobreza extrema. “Se para beneficiar quem realmente precisa sou uma aliada incondicional do plano Tocantins sem Miséria, pois entendo que só assim podemos começar uma mudança dentro de Porto Nacional e do Tocantins” concluiu Tereza Martins.

Segundo o secretário do Trabalho e da Assistência Social, Agimiro Costa, o programa vai atender quem realmente precisa e os critérios são estabelecidos pelo CadÚnico. “O plano Tocantins Sem Miséria busca as pessoas mais necessitadas e que precisam de verdade de ajuda, além de fomentar a economia nos municípios, com a distribuição de renda”, disse.

O Plano Estadual pela Superação da Extrema Pobreza – Tocantins sem Miséria é executado pelo Governo do Estado por meio da Setas - Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, em articulação com as demais secretarias estaduais, municípios, instituições sociais e financeiras, além da sociedade civil e empresas, através de políticas, programas e ações integradas.

Os objetivos do plano são superar a extrema pobreza reduzindo as desigualdades sociais, garantir e elevar a renda per capita; dar acesso aos serviços públicos de assistência social, segurança alimentar e nutricional, habitação e saneamento, educação e saúde, além de oportunizar a inclusão produtiva rural e urbana, visando a geração de emprego e renda por meio da economia solidária.

O foco do ‘Tocantins Sem Miséria’ são famílias com renda igual ou inferior a R$ 70 reais, inscritas no CadÚnico - Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. (Ascom Setas)