Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Depois de quase três meses em ‘itinerância’ pelo interior do Estado com as edições regionais, a ápice da Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) acontece em Palmas, com 10 dias de atividades que foram oficialmente abertas na sexta-feira, 6, pelo governador José Wilson Siqueira Campos (PSDB), em solenidade realizada no auditório do Palácio Araguaia, de onde partiu para a Praça, em visita às Estações que compõem a estrutura da Flit.

Imortais prestigiam a Flit

Dezenas de membros de Academias de Letras de diferentes regiões do Brasil encontram-se em Palmas para participar do primeiro encontro nacional das Academias de Letras a ocorrer no Tocantins, e que será sediado na Flit. Dentre eles, Edilamar de Oliveira, escritora ocupante da cadeira número 20 da Academia Paraense de Letras, representando a academia mais antiga do País na ocasião da abertura, já que a cearense, a pioneira, e a brasileira, a segunda, não possuíam representantes no evento, exaltou a grandeza da Flit. “A Flit já nasceu vitoriosa, grande, basta ver que muitos eventos mais antigos pelo País não alcançaram, ainda, o prestígio que ela tem, inclusive conseguindo reunir todas as Academias de Letras brasileiras. Por sinal, este tipo de encontro entre as Academias deveria ser anual, pois a resultante de ações partidas após reuniões do tipo sempre são grandiosas. A Flit mesmo, que já está na segunda edição, tem potencial para ser a anfitriã destes encontros, pois tudo aqui está muito bem organizado e o evento é rico em literatura e outras culturas mais”, exaltou a imortal.

Representantes dos homenageados

Última esposa de Carlos Prestes, com quem viveu os últimos 40 anos do homenageado nacional da Flit, Maria Prestes se disse satisfeita com a homenagem e destacou a importância do Tocantins na história do ex-marido. “É um privilégio para mim e para toda a nossa família participar desta homenagem tão bonita. Eu agradeço ao governador Siqueira Campos e a todos os envolvidos por isto, pois o Tocantins é parte significante da história do Prestes, tanto que aqui já há o memorial com o nome dele. Durante quatro meses, boa parte dos 24 mil quilômetros que ele percorreu com a Coluna Prestes foi neste Estado, por isto estamos felizes por estar aqui em por um motivo tão bonito que é esta homenagem”, ressaltou Maria, que é escritora e, durante a Flit, fará o lançamento do livro “Meu companheiro”, no qual, conforme ela, “relata as quatro décadas que viveu ao lado de Prestes, mas exaltando o lado humano, pois o político, como legendário do povo brasileiro, muitos já o fizeram.”

Com o mesmo sentimento de felicidade pelo reconhecimento do valor da irmã Margarida Lemos para o Tocantins, Almir Gonçalves Júnior, sem falsas modéstias, destacou a dedicação da educadora ao Estado. “Para nós, como família, e de encher de alegria este reconhecimento, e reconhecimento mais do que merecido, pois a minha irmã se dedicou inteiramente à Educação e à evangelização tocantinense quando o Estado ainda era conhecido como Alto Goiás. Ela sempre amou o Tocantins e por ele foi amado, por isto, a homenagem não é só do governo, mas de todo povo tocantinense, tenho certeza”, afirmou.

Um evento inovador e para todos

De acordo com o secretário Danilo de Melo, não faltarão opções que agradem a todos os tipos de gostos durante o evento, e este é o caráter inovador da Flit. “Os tocantinenses, os cidadãos brasileiros de forma geral, merecem ideias inovadoras, e a Flit é claramente uma destas, bem pensada e desenvolvida pelo governador Siqueira Campos, que sabe da importância de prestigiarmos aos nossos cidadãos, possibilitando a eles o acesso à cultura-geral para que se tornem protagonistas das próprias histórias que estão escrevendo, como o próprio governador faz com muita maestria. A nossa Feira é a única no País que oferece uma gama tão diversificada de atividades e de forma totalmente gratuita, não à toa conseguimos o apoio da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação, e de outros tantos apoiadores importantes. A Flit é essencialmente um evento literário, mas agrega à literatura a cultura musical, teatral, da dança, do cordel, da gastronomia de qualidade e do próprio prestígio da preocupação com a melhoria da qualidade educacional das pessoas, das mais diferentes classes econômicas ou intelectuais; e o nosso povo merece isto”, pontuou Danilo de Melo.

Presidente da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e homenageado regional da primeira edição do evento, ocorrido em 2011, Juarez Moreira Filho enalteceu as realizações desta atual edição. “No ano passado, como homenageado, eu pouco puder participar do processo de organização da Feira. Já este ano, como presidente da ATL, eu vivi cada momento com mais intensidade e pude notar o quanto os servidores da Seduc (Secretaria Estadual da Educação) e de todo o governo se esforçam para realizar o melhor evento possível. Só de termos, por exemplo, um encontro nacional das Academias de Letras pela primeira vez aqui no Estado, o que é um sonho antigo nosso, já é uma maravilha, até porque a proposta maior da Flit e das Academias é justamente promover a aproximação entre os livros e os leitores. Estamos todos nos dedicando para que isto aconteça de forma cada vez mais rápida e natural”, encerrou o imortal tocantinense. (Ascom Seduc)