Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Entre os dias 07 e 12 de agosto será realizado no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas (TO) o maior evento de empreendedorismo do Brasil, a Feira do Empreendedor. Em sua quinta edição, a feira reunirá expositores, oportunidades de negócio e espaços com palestras, seminários, oficinas e clínicas com profissionais de diversas instituições para fornecer conhecimentos sobre o mundo dos negócios e empreendedorismo.

Além disso, a Feira do Empreendedor será a casa de vários outros seminários e encontros temáticos. No dia 08 de agosto, das 16h às 20h, será realizado o 4º Encontro Estadual do Empreender e o 2º Fórum das Associações Comerciais Empresariais (ACE’s).

Nos encontros serão abordados temas como “Associativismo como fator de competitividade”, ministrado por Luís Antônio Bortolini, executivo nacional da Confederação de Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e “Ampliando oportunidades nas compras públicas” palestra conduzida por Luciana Retes, Coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae/TO.

Já na Oficina de Negócios, Vera Bressiani, da empresa Boa Vista Serviços, falará sobre a parceria realiza entre a empresa e entidades tocantinenses sobre o tema “Crédito e Gestão de Negócios”. Durante a programação também haverá apresentação do Caso de Sucesso do Núcleo de Bares e Restaurantes do Projeto Empreender  da cidade de Araguaína, criado em março de 2001. A apresentação será realizada pelo consultor do Projeto Empreender do Sebrae/TO, Eurypedes Ribeiro Júnior.

Para Jarbas Meurer, diretor de administração e finanças do Sebrae/TO, o Projeto Empreender tem contribuído de forma significativa para fomentar e incentivar a cultura do associativismo no Estado do Tocantins. “O Empreender é um projeto que mostra aos empresários a importância de se verem como parceiros em vez de concorrentes. Ele mostra que é possível buscar soluções conjuntas para problemas que são comuns”, comenta o diretor, acrescentado que o Sebrae em parceria com a Faciet e com as Associações Comerciais pretendem alcançar uma meta de 80 núcleos setoriais ativos, atendendo assim 800 empresários até 2013.

Sobre o Projeto Empreender

Atualmente o Empreender atua com 37 núcleos setoriais, dentre eles, artesanato, bares, restaurantes, hoteis, salões de beleza, supermercados, moveleiros, metalúrgicos, reparadores automotivos, panificação, contadores, confecções; e 613 empresários. A atuação do projeto se dá em Palmas, Araguaína, Dianópolis, Araguatins, Tocantinópolis, Colinas, Miranorte, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Cristalândia e Almas. Neste este ano, cinco novos municípios foram contemplados: Miracema, Guaraí, Taguatinga, Porto Nacional e Pedro Afonso.

No Tocantins existem 23 associações comerciais que são representadas pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Tocantins (Faciet). O Projeto Empreender é uma das portas para incentivar e fomentar a cultura do associativismo no Estado do Tocantins. No Tocantins, ele é coordenado pelo Sebrae Tocantins e Faciet.

“As ações do evento estão voltadas para o atendimento em especial às micro, pequenas e médias empresas, modernizando e profissionalizando sua estrutura e forma de gestão. Queremos mostrar a importância do sistema associativo na promoção e mobilização empresarial, no encaminhamento de propostas que atendam aos anseios dos empresários”, enfatizou o presidente da Faciet, Pedro Ferreira.

No Tocantins, o Projeto Empreender teve inicio em 2002 e está presente em dez cidades do Estado. Hoje, existem 37 núcleos envolvidos atendendo mais de 600 empresários da indústria, comércio e serviços. O programa reúne micro e pequenos empresários do mesmo ramo para tratar de problemas que são comuns e ao mesmo tempo buscar soluções conjuntas. Esta iniciativa impede o isolamento das empresas, favorece a troca de experiências entre o grupo e promove o desenvolvimento das associações comerciais e industriais.

 Em Palmas, o Empreender começou a ser desenvolvido na Associação Comercial e Industrial (ACIPA), em 2009, com o primeiro núcleo criado no segmento de oficinas mecânicas. O Núcleo dos Reparadores Automotivos conta com mais de 17 empresários participantes.