Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Policiais Civis da Delegacia Especializada na Repressão a Narcóticos - Denarc, sob determinação do secretário de Estado da Segurança Pública e da chefia da Polícia Civil, deflagraram na madrugada do último sábado, 22, nas cidades de Talismã, Gurupi e Palmas a Operação Shamash, que resultou na prisão de quatro acusados de tráfico, na apreensão de duas menores e na apreensão de quatro quilos de cocaína e de pouco mais de um quilo de crack.

A primeira ação da Polícia Civil aconteceu na divisa do Estado do Tocantins com Goiás. Uma equipe da Denarc, com apoio dos policiais civis da Delegacia Especializada em Investigações Criminais - Deic de Gurupi, fez uma campana na BR-153, no sentido de identificar e localizar, Joelton Mendes, considerado um dos chefes do tráfico da região Sul de Palmas, que segundo as investigações estaria com um grande carregamento de drogas no veículo que vinha de Goiânia. 

Diante do fato o veículo do mesmo, um corsa sedan branco, foi abordado pelos policiais que posteriormente descobriram que para despistar a Polícia,  a droga estaria vindo com Renato Pereira, companheiro de Joelton, em um ônibus que vinha de Goiânia, o carro de Joelton estava servindo apenas como batedor. De posse da informação os policiais disfarçados, até de mendigos, montaram uma campana na rodoviária de Gurupi, e prenderam Renato com pouco mais de dois quilos de entorpecentes, sendo pouco mais de um quilo de cocaína pura e outro de crack.

Os mesmos foram ouvidos, indiciados e presos em flagrante na cidade de Gurupi, por tráfico e associação para o tráfico, onde estão à disposição da Justiça na Casa de Prisão Provisória da cidade. 

Enquanto a equipe realizava o flagrante na cidade de Gurupi, a outra equipe da Denarc, com apoio de policiais civis da Deic de Palmas e do Gote, cumpria outro Mandado de Busca e Apreensão, que resultou na apreensão de pouco mais de três quilos de cocaína pura e de meio quilo de crack. A droga estava na casa de Selma da Silva, de 25 anos,que só foi encontrada pela Polícia horas depois da apreensão da droga.

Na ação da capital, os policiais conseguiram prender, minutos depois, na casa da indiciada, Paulo Henrique Carvalho, 24 anos. Depois que a polícia deixou o local, ele foi até a casa de Selma e estava vasculhando a residência para saber se os policiais tinham encontrado toda a droga que estava na residência, momento em que recebeu voz de prisão por associação para o tráfico de drogas. 

Na casa de Joelton, que mora em Palmas, os policias da Denarc, que o prenderam em Gurupi, ainda encontraram duas armas de fogo, uma calibre 38 e uma calibre 20.

De acordo com o delegado Carlos Miguel Manso, titular da Denarc e responsável pela operação, os presos fazem parte da mesma quadrilha, que tinha como “o cabeça”, a pessoa de Joelton, e que a droga iria abastecer a região Sul da Capital.

Ainda segundo o delegado titular da Denarc, o combate ao tráfico de drogas vai continuar diuturnamente, já que é um anseio da população e uma determinação do secretário da Segurança Pública, João Fonseca Coelho.  

“O secretário, juntamente com o secretário Executivo, bem como o delegado chefe da Polícia Civil, Dr. Eliu de Andrada, o diretor de Polícia da capital Dr. Hélio de Lima e o diretor de Polícia do interior, José Herisson, determinaram que se fizesse uma investigação mais intensa nos crimes relacionados ao tráfico de drogas, e o resultado dessa operação está aí, mais de cinco quilos de substâncias entorpecentes apreendidas. Essa é uma das maiores apreensões de cocaína dos últimos anos aqui no Estado, e uma quadrilha de traficantes que agia na Capital desarticulada. Agora as operações vão continuar, pois estamos atentos e vigilantes no sentido de tirar de circulação mais traficantes”, frisou Miguel. 

Operação Shamah 

Shamah foi o Deus da Justiça na Babilônia e Assíria.    (Ascom SSP)