Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Formada há cerca de dois meses, por 55 estudantes de escolas públicas e particulares de Palmas, a Orquestra Sinfônica dos Girassóis já recebe os primeiros convites para se apresentar em eventos na capital. O quarteto de saxofone da Orquestra fará a abertura das comemorações do Dia do Servidor na Universidade Federal do Tocantins, na próxima sexta-feira (26) às 14h.

A Orquestra realizou, recentemente, uma audição no auditório do Palácio Araguaia e também prestigiou o VII Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, ocorrido no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), também em Palmas.

Segundo o maestro Bruno Barreto, os convites são recebidos com empolgação pelos jovens músicos. “A receptividade deles é sempre muito boa, mesmo porque, ensaiamos visualizando as apresentações. Estamos muito otimistas com o resultado dos ensaios. Temos alunos muito aplicados e os instrumentos, que são muito bons, também contribuem para que realizemos um bom trabalho”, destaca.  

O repertório da apresentação do dia 26 terá as músicas: “Rafael Bis”, um frevo do maestro nordestino Duda; “Todo Azul do Mar”, de Flávio Venturini; e “Love Theme”, música tema do filme Cinema Paradiso datado de 1988.   

Música nas escolas

Só este ano o Governo do Estado investiu R$ 1,3 milhão para a compra de instrumentos musicais destinados às escolas estaduais. Além da Orquestra dos Girassóis, com o montante foram formadas mais uma orquestra sinfônica, duas orquestras “sanfônicas” (formada por acordeons), seis bandas sinfônicas e 26 fanfarras. (Ascom/Seduc)