O prefeito eleito de Palmas, Carlos Amastha (PP), anunciou na manhã desta segunda-feira, 31, os nomes de 18 integrantes do primeiro escalão de sua gestão, entre secretários e presidentes de fundações. “Estamos formando um time de primeira, bastante capacitado. Com essa equipe, me sinto tranquilo para desempenhar essa missão que o povo de Palmas nos deu”, afirmou Amastha.
Amastha destacou que em sua gestão não há espaço para a contratação de parentes. “Na minha vida privada nunca optei por essa prática e da mesma forma será no setor público. Não transformarei a Prefeitura em uma familiocracia, nenhum parente meu fará parte dessa administração”.
O prefeito eleito ainda agradeceu cada integrante do primeiro escalão que aceitou o convite. “Agradeço por aceitarem esse desafio e acredito que com esse time colocaremos Palmas em um novo patamar de desenvolvimento, realizando assim o maior desejo que é o de tornar a nossa capital o melhor lugar para viver”.Ainda serão anunciados os titulares das pastas da Agricultura, Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Fundação de Ciência e Tecnologia, Instituto de Previdência e o gestor da Subprefeitura da região Sul da capital.
Perfil do Secretariado Municipal
Secretaria de Planejamento e Gestão – Adir Cardoso Gentil
Graduado em Administração de Empresas, Adir Gentil foi vereador em Florianópolis, deputado estadual e senador pelo estado de Santa Catarina. Também atuou como secretário de Relações Institucionais e de Infraestrutura de Florianópolis. Adir atuou como coordenador político da campanha vitoriosa do prefeito eleito Carlos Amastha e ainda coordenou a Comissão de Transição de governo, desempenhando papel crucial na articulação política e administrativa da nova gestão.
Secretaria de Habitação - Aleandro Lacerda Gonçalves
É advogado formado pela Universidade Católica de Goiás, especializou-se em Direito Imobiliário pela Universidade Católica de Goiás e é pós-graduado em Direito do Estado, Constitucional e Administrativo. Desempenhou atividades na regularização de imóveis e loteamentos desde sua formação superior. No setor público atuou como secretário estadual de Habitação de 2005 a 2009, onde gerenciou programas habitacionais que receberam premiações nacionais, como o “Habitação para todos nós”, “Habitação Quilombolas” e “Construindo Juntos”.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Ciência e Tecnologia - Luiz Carlos Borges da Silveira
Luiz Carlos Borges da Silveira é natural de Lapa (PR),formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduado em Organização e Administração Sanitária. Foi chefe de gabinete da Secretaria de Assistência aos Municípios do Governo do Paraná, chefe do 7º Distrito Sanitário da Secretaria de Saúde do Paraná, vice-prefeito de Pato Branco (PR), deputado federal por três mandatos e ministro da Saúde (1987/89).
Secretaria de Finanças - Cláudio de Araújo Schülle
Graduado em Ciências Contábeis, graduando em Direito pela Universidade Federal do Tocantins e pós-graduado em Ciência Política e Estratégia Brasileira e Gestão Pública, Cláudio Schüller possui experiência em contabilidade e auditoria governamental, assessoria administrativa e financeira e perícia contábil tendo prestado serviços de consultoria a prefeituras e câmaras de municípios tocantinenses.
Secretaria de Transparência e Controle Interno - João Lira Braga Junior
Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Política e Estratégia, João Lira coordena o Núcleo de Excelência da Gestão Pública no Tocantins. Atuou na implantação do modelo de excelência em Gestão Pública em instituições como Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Polícia Federal, Polícia Militar do Tocantins entre outras instituições do Poder Executivo Estadual, além de integrar a Banca Nacional de Avaliadores do Prêmio Nacional da Qualidade na Gestão Pública. É professor universitário, consultor e instrutor do Sebrae Tocantins na área da qualidade para micro e pequenas empresas.
Secretaria Extraordinária da Inclusão Social - José Mamédio Oliveira
O líder comunitário José Mamédio Oliveira reside em Palmas há 21 anos, é educador social e fundador da Associação Comunitária Estadual da Sociedade Maranhense no Tocantins, por meio da qual atua em prol da inclusão social dos advindos daquele estado que optaram por residir no Tocantins.
Procuradoria Geral do Município - José Roberto Torres Gomes
Natural de Passos – MG, formado pela Universidade Federal de Sergipe. É ex-diretor Técnico da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, atuou como Defensor Público, Procurador da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, chefe de Operações Legislativas da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins. Também foi Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, Conselheiro da OAB-SE, Conselheiro Suplente da OAB-TO, Secretário Geral da CAASE (Caixa de Assistência do Advogado) e Diretor do Sindicato dos Defensores Públicos do Estado de Sergipe.
Instituto de Planejamento Urbano de Palmas (IPUP) - Luiz Masaru Hayakawa
Natural de Maringá-PR, Luiz Masaru é graduado em Arquitetura pela Universidade Federal do Paraná. Em 1976 ingressou em escritório de projetos do arquiteto Jaime Lerner, onde trabalhou até 1978. De 1978 até 1990 atuou no IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) chegando a Supervisor de Planejamento. Em 1990 assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Curitiba. Hayakawa foi o 18º presidente do IPPUC de 01/01/1999 a 31/12/2004.
Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos - Marcílio Ávila
Marcílio Ávila foi vereador tendo presidido a Câmara Municipal de Florianópolis por duas gestões, de 2000 a 2007. Também atuou como presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), além de possuir experiência em administração no setor público.
Secretaria da Educação – Maria Berenice Barbosa
Graduada em Pedagogia, especialista em Gestão Educacional e pós-graduada em Administração Escolar e Psicopedagogia. Atua na rede municipal de ensino há 18 anos, tendo exercido funções como professora, coordenadora e diretora de escolas. Foi secretária da Educação do município de Taquaruçu do Porto no ano de 1989 e secretaria da Educação de Palmas em 1992.
Secretaria do Desenvolvimento Social - Maria Luiza Felizola Gomes
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, é Procuradora de Fundação Pública da área social em Sergipe, tendo exercido a função de Procuradora Chefe da referida Procuradoria e participado dos processos de implantação e execução de mutirões habitacionais comunitários e em processos de regularização fundiária em áreas de risco. Atuou como Presidente de Comissões de Inquérito, Sindicância e Licitações em órgãos públicos. Foi funcionária concursada da Escola Técnica Federal de Sergipe e do Tribunal de Justiça de Sergipe. Exerceu a função de primeira presidente da Comissão Especial para Curadoria do Patrimônio Público na OAB/SERGIPE. Advogada militante. Atuou, ainda como Chefe de Gabinete de Deputado e na área de assessoramento parlamentar na Assembleia Legislativa do Tocantins.
Secretaria da Comunicação - Raquel Oliveira
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e pós-graduada em Gestão da Comunicação pela Fundação Getúlio Vargas, Raquel Oliveira atua na área desde o ano de 2000, com vasta experiência no comando de assessoria de imprensa no setor público e privado.
Secretaria de Governo e Relações Institucionais – Tiago Andrino
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Florianópolis – Cesusc, presidiu o Centro Acadêmico de Direito da Cesusc, atuou como diretor de Comunicação da União Catarinense dos Estudantes – UCE, diretor da Coordenação Nacional dos Estudantes de Direito do Brasil e vice-presidente Sul da União Nacional dos Estudantes. Andrino ainda foi diretor de Relações Institucionais do Instituto Contato e diretor executivo do Instituto Tocantins Mais Futuro. Atualmente preside o Diretório Metropolitano do Partido Progressista.
Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo - Valdemar Junior
É natural de Porto Nacional onde iniciou sua carreira profissional como radialista aos 14 anos. Formou-se em Direito em Rio Verde – GO e atuou como repórter e apresentador nas principais emissoras de televisão do Estado de Goiás. Em Palmas foi apresentador de televisão e radialista, secretário de Comunicação do Estado e superintendente da RedeSat. Em 2004 candidatou-se a vereador ficando como suplente. Em 2008 elegeu-se vereador com a maior votação da história de Palmas, com 3.848 votos. É casado com a advogada Flavilene Bueno Lima.
Secretaria da Saúde - Walter Balestra
Natural de Carmo do Rio Verde-GO, o médico Walter Balestra formou-se em medicina em 1988, na Universidade Federal de Goiás. Foi diretor clinico do Hospital Geral de Palmas e secretário do Trabalho e Cooperativismo do município de Palmas. Está na Capital desde 1994.
Fundação de Cultura - Luís Teixeira
Médico residente e domiciliado no Tocantins há 21 anos, é empresário no ramo da pecuária, construção civil e proprietário do hospital CEACOP-IOP em Palmas. Na área da cultura milita principalmente na música onde é produtor e compositor com músicas gravadas por inúmeros cantores tocantinenses e outros de expressão nacional; na literatura têm no currículo duas obras, na área de áudio visual está na produção executiva do longa metragem intitulado O Barulho da Noite da premiada roteirista Eva Pereira. Lançou os seguintes interpretes: William Borjaz e Keila Lipe.
Fundação do Esporte - Cleyton Alen
Natural do município tocantinense de Sítio Novo, Cleyton Alen é bacharel em Segurança Pública e tenente da Polícia Militar, lotado na Companhia Independente de Operações Especiais. O jovem de 24 anos também é militante na área esportiva.
Agência de Turismo - Cristiano Rodrigues
Advogado e Empresário, pós-graduando em Direito do Trabalho e técnico em Contabilidade. Atuou como presidente da ABAV-TO (Associação Brasileira de Agência de Viagens – Seccional Tocantins) por dois mandatos consecutivos; é ex-conselheiro da ABAV NACIONAL e membro do Fórum Estadual de Turismo por quatro anos. É co-fundador do Palmas Covention e Visitors Bureau, ex-presidente da JARI-GPI (Junta de Julgamento de Recursos de Trânsito do Munícipio de Gurupi-TO) Assessor Jurídico da ABIH-TO (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis– Seccional Tocantins), representante da OAB no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e conselheiro Estadual Eleito da OAB Tocantins.
Composição secretarias Gestão Amastha
São 14 secretarias, uma secretaria extraordinária e quatro autarquias. Não foram anunciados os titulares das pastas de Agricultura; Segurança Pública, Trânsito e Transporte, Fundação de Ciência e Tecnologia, Instituto de Previdência e o gestor da Subprefeitura da Região Sul da Capital.