Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

O presidente da Adtur – Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins, Paulo Massuia, e a superintendente do Sebrae Tocantins, Márcia Rodrigues, apresentaram o Projeto da Temporada de Praias do Tocantins 2013 , em reuniões realizadas no MTur – Ministério do Turismo e no Sebrae Nacional, na última semana. O projeto pretende despertar a vocação empreendedora, capacitar os empresários e fazer do turismo um impulsionador do crescimento econômico dos municípios.

No MTur os gestores foram recebidos pelo secretário Nacional de Políticas para o Turismo, Vinicius Lummertz, que parabenizou o Tocantins pela iniciativa e pela consistência do projeto. O volume de pessoas que visitam as praias e a movimentação financeira, mesmo com infraestrutura ainda deficiente, foram os pontos que chamaram atenção do secretário. Interessado no projeto, Lummertz, solicitou que nova reunião seja agendada até o dia 20 deste mês, quando a proposta será analisada pelo corpo técnico do MTur, dando condições para que avaliem as alternativas viáveis a concessão do apoio solicitado.

Durante o encontro Massuia esclareceu ao secretário o diferencial que faz das praias do Tocantins um polo para o turismo nacional. “O período em que a temporada acontece é inverno no centro oeste, sul e sudeste do Brasil e os turistas estão em busca de destinos de sol. Nesse sentido as praias de água doce da nossa região têm alto grau de atratividade pela beleza, no entanto a vinda do turista depende do oferecimento de infraestrutura e serviços adequados. É isso que estamos buscando”, afirmou.

Desenvolvimento Econômico

O projeto foi elaborado em parceria com o Sebrae tendo como objetivo fazer com que a temporada de praias deixe de ser um momento de lucro pontual dos empreendedores e seja um veículo para o desenvolvimento dos pequenos negócios e, consequentemente, crescimento econômico dos municípios. O programa de capacitação e consultoria começará com foco na temporada e terá duração de no mínimo três anos.

A diretora superintendente do Sebrae, Márcia Rodrigues, explicou que o investimento financeiro do Sebrae depende de uma previsão no projeto de que a economia local será fortalecida de forma permanente. “As ações contribuirão mostrando aos empresários possibilidades de ampliação dos horizontes, com alternativas de diversificação e até mesmo ampliação dos seus negócios, mesmo fora da temporada de praias. O papel do Sebrae é fomentar e desenvolver os pequenos negócios objetivando o fortalecimento da economia local”, afirmou Márcia.

No Sebrae Nacional o projeto foi apresentado à gerente adjunta da Unidade de Atendimento Coletivo, Ana Cléria Guerreiro Lima, ao gerente da Unidade de Atendimento Coletivo, Juarez de Paula e ainda contou com a participação do presidente do Sebrae-NA, Luiz Barreto. A proposta é que a instituição financie os programas e ações de desenvolvimento empresarial nos municípios que receberão infraestrutura para a temporada.

Sobre o projeto 2013

O projeto da Temporada de Praias 2013 tem o objetivo de ordenar a atividade turística no segmento Sol e Praia, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais, a mobilização e organização social, a geração de renda e o fortalecimento deste segmento nos mercados regional e nacional. As ações estão estruturadas à partir de seis programas estratégicos: Classificação das Praias; Infraestrutura; Capacitação dos Prestadores de Serviços Turísticos; Estudos e Pesquisas; Marketing e Divulgação; e Apoio nos Eventos da Temporada de Praias.

Para o presidente da Adtur, Paulo Massuia, as praias do Tocantins estão entre os grandes diferenciais turísticos que o Estado possui e a exploração sustentável desse potencial precisa deixar de ser pontual, durante três meses do ano, e passar a ser um dos eixos do desenvolvimento econômico dos municípios. “É preciso apresentar as prefeituras um projeto consistente, estabelecer uma parceria público-privada para fomentar e capacitar os empresários da região de forma que a médio e longo prazo os municípios tenham condições de realizar a exploração sustentável de seus potenciais”, afirmou. (Ascom Sic)