Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

 Em comemoração ao dia da mulher o Corpo de Bombeiros, reconhece e parabeniza o trabalho das bombeiras do Tocantins, valorizando e contando a história da mais jovem delas, Giselly Messias. Com apenas 22 anos, quatro deles servidos à corporação, Giselly já é um exemplo de comprometimento e versatilidade no serviço operacional.

Preparada para muitas frentes operacionais, combate a incêndio, salvamento e atendimento pré-hospitalar, o último além de ser o preferido e o que está atuando, por isso ela reconhece ser esta a função que tem mais afinidade.

Filha de um professor de matemática e de uma dona de casa a menina que se tornou Bombeira aos 18 anos, e hoje é mãe de uma menina de dois anos, lembra que ser bombeiro não era sonho, mas foi sim a oportunidade de trabalho que transformou Giselly, em uma mulher feliz e independente, “hoje não me imagino fazendo outra coisa. Sou feliz, pois o Corpo de Bombeiros me proporcionou estabilidade profissional e financeira”. 

Ela afirma que está sempre preocupada com a aparência, “a vaidade numa profissão extremamente masculina é importante, por isso me mantenho dentro do padrão exigido, fardamento alinhado, mas com o toque feminino de uma boa maquiagem, perfume e brincos”, ressalta Giselly.

A jovem bombeira avalia que as características femininas contribuem muito em alguns tipos de ocorrências. “Apesar das limitações físicas comparadas ao homem, nós temos uma capacidade de gerenciar determinadas ocorrências com o cuidado especial de mulher, o olhar mais humano associado à técnica no momento de alguns chamados como o atendimento a parturientes, que é ainda mais cheio de companheirismo”.

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins conta com 49 mulheres bombeiros. Elas estão espalhadas em varias funções e patentes são: sete soldados, 12 cabos, 11 sargentos, duas subtenentes, oito tenentes, seis capitãs e três majores em serviço ativo.  “Para as mulheres que gostam de desafio e buscam uma profissão sem rotina o Corpo de Bombeiro é o lugar certo”, finaliza a soldado Giselly Messias. (Ascom Bombeiros)