Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

O Tocantins possui mais de 42 mil agricultores familiares e o cultivo da seringueira desponta como uma atividade bastante atrativa. Ela agrega mão de obra familiar, apresenta múltiplas vantagens, especialmente na obtenção de produto com valor agregado e mercado favorável. Por isso o cultivo de florestas plantadas vislumbra um cenário de oportunidades na geração de emprego e renda, fixação do homem no campo e aumento das áreas de plantio no Estado. O tema foi debatido por cerca de 100 pessoas que participaram do Dia de Campo da Seringueira realizado neste sábado, 06, na Fazenda Nova, município de Natividade.

O evento foi uma realização do Governo do Estado por meio da  Seagro – Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, em parceria com o Banco da Amazônia, Sebrae Tocantins e prefeituras de Santa Rosa, Natividade, Chapada da Natividade, Silvanópolis e São Valério. O Dia de Campo, que está sendo realizado em vários municípios do Estado, pretende fortalecer o cultivo da seringueira no Tocantins, sobretudo nas pequenas propriedades rurais.

O encontro teve início com o pré-cadastramento dos produtores situados no polo de Palmeirópolis, que abrange os municípios da região. Em seguida, o produtor e assessor técnico de Biomassa da Seagro, Carlos Gomes da Paixão, falou da experiência com a heivicultura. “Há três anos começamos o plantio de seringueira, hoje, são 48 hectares, cerca de 30 mil pés. O que nos motivou foram as vantagens que conhecemos em propriedades de outras regiões”, explicou o produtor, acrescentando que mesmo sendo cerrado, o Estado possuiu um período chuvoso definido e de alta luminosidade, contribuindo para um desenvolvimento de qualidade das florestas.

Nas visitas às duas estações, uma de produção de mudas e outra com implantação e manejo do seringal, foram repassadas aos visitantes informações sobre análise de solo, plantio, técnicas de manejo, sangria e comercialização. Na ocasião, os produtores puderam conhecer as linhas de crédito disponíveis, especialmente o Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar- do Projeto Eco Seringueira. Já o gerente regional do Ruraltins, Fábio Lima, falou sobre assistência técnica específica para o manejo da floresta.  

Primeiros contatos

O Dia de Campo foi considerado pelo participante Uberlindo da Costa como uma excelente oportunidade para conhecer o plantio e a cultura. “Foi a primeira vez que vi e fiquei muito interessado. Acho que será uma boa oportunidade para minha parcela. Agora é tentar o financiamento”, falou o agricultor do município de Santa Rosa.

Já o agricultor familiar Modestino Alves Bandeira, do município de Chapada de Natividade pretende iniciar na atividade com um hectare plantado. “O Dia de Campo foi muito importante para tomar essa decisão. Hoje aprendi e tive conhecimento de como cultivar a seringueira, que ainda pode ser integrada, nos primeiros anos, com o milho, abóbora ou mandioca. Será a garantia de uma melhor renda futuramente”, completou. (Ascom Seagro)