Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Bastidores

Não merece

O deputado José Roberto Forzani  do PT se absteve de votar no requerimento do deputado Toinho Andrade que pediu moção de aplauso para a senadora Katia Abreu nesta quarta-feira, 5. O petista afirmou que na sua opinião a senadora não merece aplausos. “Ela não merece nada de aplauso. A pauta que ela defende é ruim para o país e é apenas para o privilégio para alguns”, disse. O petista falou ainda sobre a construção de 16 mil casas no Bico do papagaio, que segundo a senadora teve intervenção dela junto ao governo federal, e disse que tal benefício não veio através da parlamentar. “As casas do Bico não tem nada a ver com ela,  quem conhece sabe que o programa tem como fazer essas casas”, retrucou. A fala dele não ficou sem resposta e a senadora logo foi defendida pelo autor Toinho e ainda pelo Democrata Osíres Damaso.

Melhor ainda

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PP) ao ficar sabendo do encontro do ex-prefeito da capital, Raul Filho (PT) com o deputado estadual Marcelo Lelis (PV) e dos elogios e sinalização de Raul para uma possível composição entre os dois em 2014 brincou: “Melhor ainda, porque aí ganho dos dois juntos”, disse.

Articulando

Enquanto isto o senador Vicentinho Alves (PR) mantem firme sua perspectiva de cantidatar-se ao governo do Estado do Tocantins e para isto, segundo informou ao Conexão Tocantins, vem conversando sempre com o correligionário e presidente do PR no Estado, senador João Ribeiro. Segundo informou Vicentinho, o martelo ainda não foi batido mas as articulações estão sendo feitas com o correligionário. Vicentinho aproveitou para negar que tenha pretensão de deixar o Partido, como chegou a informar ao site, fontes aliadas dele. Segundo estas mesmas fontes, Vicentinho teria acertado sua saída pacífica do partido após tratativa com o senador João Ribeiro, fato que foi peremptoriamente negado pelo senador que reuniu-se ontem com a cúpula nacional do PRP. Sobre esta reunião, Vicentinho afirmou que o objetivo foi apresentar alguns líderes políticos no Estado que vislumbram migrar para a sigla. Entre estas lideranças estavam os ex-prefeitos de Santa Fé do Araguaia, Valtenis Lino e de Tocantínia, Manoel Silvino.

Federal?

O deputado Stalin Bucar chamou o presidente da Agência Tocantinense de Saúde, Edmundo Galdino durante sessão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 5, de "futuro deputado federal". Galdino se junta aos outros secretários estaduais cotados para disputar as chapas proporcionais em 2014.

Tic-tic nervoso

Rolou um momento de tensão entre os deputados Osíres Damaso, que presidia a sessão na Assembleia, e o Sargento Aragão (PPS) durante a sessão. Damaso pedia para que Aragão discutisse apenas a matéria em votação mas o parlamentar insistia: " Eu posso falar o que eu quiser. Ou não?", retrucou. Depois de um rápido bate-boca os ânimos se acalmaram.

Marcelo sempre!

O ex-governador Marcelo Miranda do PMDB parece ser o alvo preferido dos principais políticos do Tocantins que volta e meia estão fazendo críticas contra ele. Dessa vez foi Amélio Cayres do PR que, digamos assim, profetizou sobre o futuro político do peemedebista e deu a entender que ele não conseguirá ser candidato ao governo: "Ele não conseguiu concluir o mandato de governador do Estado, não conseguiu ser senador e não consegue nem ser candidato à presidência do PMDB", afirmou.

Perseguição

Deputado Manoel Queiroz (PPS) acusou o secretário Eduardo Siqueira Campos de tentar destruir sua base no Bico do papagaio, onde ele é um parlamentares majoritários. Eduardo teria dito, segundo o deputado, que não vai sossegar enquanto ele tiver um voto na região. A fúria seria por causa da marcação cerrada que Queiroz tem feito ao governo na Casa de leis.