Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Ciência, saúde e esporte são as temáticas em foco durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que teve início nesta segunda-feira, 21, no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), campus de Palmas.

Durante a abertura oficial da Semana no Tocantins, o governador Siqueira Campos ressaltou a importância de investimentos no setor. Dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência Tecnologia e Inovação (Sedecti), apontam que somente em 2011 cerca de R$ 34 milhões foram destinados à Ciência, Inovação e Tecnologia. 

“Quem avança em Ciência e Tecnologia sempre transfere e promove o bem geral. As nações que se desenvolveram fizeram a base do desenvolvimento científico e tecnológico, a China é mestra nisso, tem milhões de jovens nas Escolas de Ciência e Tecnologia, é o que nós devemos fazer, temos que abrir as portas das universidades e das escolas técnicas, temos que capacitar e qualificar, principalmente nossos jovens. Isso vai depender do nível de desenvolvimento que nós vamos atingir”, destacou o governador Siqueira Campos.

Para Paulo Massuia, secretário da Sedecti, a temática da Semana é abrangente e de interesse dos jovens tocantinenses. “Temos uma população muito jovem, uma população que precisa conhecer novas oportunidades em se empreender”, disse o secretário ao ressaltar que em 2011 o Estado teve o quarto maior crescimento em destinação de recursos no País para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação.   

Estudante de Agronegócio, Maris Sabrina ingressou no curso oferecido pelo IFTO por curiosidade, mas já vem realizando pesquisas na área. “Queria poder envolver as áreas de fotografia, que entendo um pouco, e agronegócio, porque eu comecei a ver que a área é muito ampla”, conta a estudante que já produziu um artigo científico a partir de uma pesquisa que realizou no IFTO, sobre o perfil do aluno que estuda no campus. 

Também participante da Semana, a Mestre em Turismo, Ana Jaimile da Cunha, concilia as horas de trabalho como professora para se dedicar a pesquisa científica. “É um projeto de extensão, tem uma primeira etapa de pesquisa, de levantamento de dados primários. Na primeira fase que está sendo concluída agora a gente faz um diagnóstico sobre o perfil dos feirantes da Feira do Bosque,  como funciona a gestão da feira, quais são os atores e as instituições envolvidas”, explica. Em uma outra etapa do projeto, os feirantes irão receber capacitação. 

Limites Extremos

O jornalista da Rede Globo, Clayton Conservani, abriu a SNCT com uma palestra sobre Limites Extremos. O jornalista e atleta contou ao público as experiências que viveu desde o início da sua carreira, do esporte como elemento de motivação e superação. “Sempre existe uma saída quando se quer realmente. Sempre é possível realizar aquilo que se sonha”, realçou. Com imagens e depoimentos, Conservani abordou a importância da tomada de decisões para uma mudança de vida e sobre a competitividade no esporte. “A competição é saudável se for honesta”, comentou o palestrante ao lembrar de um episódio em que optou por desistir de completar uma prova para ajudar outros participantes. 

Programação

A SNCT segue com atividades, mini-cursos, palestras, seminário e simpósios até a sexta-feira, 25. Veja a programação completa no link: http://www.sedecti.to.gov.br/sedecti/index.php/snct (ATN)