Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os produtores rurais têm até esta terça-feira, 10, para declarar a vacinação contra a febre aftosa. Para tanto, basta ir à unidade da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), onde a ficha cadastral é movimentada, munido da nota fiscal da compra da vacina e da carta-aviso, que consta os dados de todo o rebanho da propriedade. Nesta segunda etapa da campanha, que iniciou dia 1º de novembro e encerrou no dia 30, a expectativa é vacinar mais de 4,5 milhões de bovinos e bubalinos em idade vacinal, ou seja, com até 24 meses declarados em maio.

O produtor que deixou de vacinar será multado em R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade rural não declarada. “Temos o controle total das propriedades rurais que deixarem de vacinar. Após encerrar o prazo para declaração, nossas equipes irão a campo notificar os pecuaristas e realizar a vacinação assistida”, disse a coordenadora de educação, inspeção e sanidade animal da Adapec, Leila Pessoa.

A vacinação é obrigatória e a Guia de Trânsito Animal (GTA), indispensável para o transporte dos animais, está condicionada a comprovação da vacina. “Esta ação visa preservar a sanidade do rebanho e manter nosso status sanitário livre da doença com vacinação”, disse Leila.