Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Na tarde de sexta-feira, 13, técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas instalaram uma barreira de contenção na Avenida LO-15 na altura da Quadra 612 Sul para evitar que a água volte a ocupar duas residências que foram atingidas pela enchente durante o temporal da última quinta-feira.

As famílias já foram orientadas a deixar o local e estão instaladas em segurança na casa de familiares. Além destas casas outras seis foram desocupadas sob-recomendação da Defesa Civil. Ao todo o órgão contabilizou 20 pessoas desalojadas e nenhuma desabrigada em Palmas.

O Superintendente da Defesa Civil, Iranilto Sales, orienta que, em caso de chuva forte, os moradores que vivem em regiões de risco deixem suas casas, procurem um local seguro para se instalar e acionem a Defesa Civil para fazer o monitoramento do imóvel. “Nós vamos até a residência averiguar se há riscos. Em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, se necessário, nós encaminhamos as famílias para abrigos e fornecemos cestas básicas.”

Todos os agentes da Defesa Civil foram convocados para fazer o monitoramento da cidade. Foram vistoriadas as regiões: Lago Norte, Santo Amaro, 605 Norte, Setor Irmã Dulce, Jardim Aureny IV e Pinheirinho. Um levantamento parcial da defesa Civil aponta que, em toda cidade, oito casas ficaram inundadas, sendo duas na 612 sul, onde a barreira de contenção foi instalada; duas casas na 1.306 Sul, sem registro de danos patrimoniais e no Jardim Taquari onde quatro casas foram atingidas pela água.

O superintendente reforça a orientação de que qualquer pessoa que se ver em situação de risco ligue para o 190 ou para os números: 2111-4211 ou 9957-3670.