Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Hospital Regional de Gurupi é a referência para os moradores de 17 municípios da região sul do Estado que procuram atendimentos de média complexidade, atendendo também a pacientes de outros estados, como o Pará e Mato Grosso. Em 2013, de janeiro a outubro, foram registrados na unidade 44.717 atendimentos.

Neste período, 2.246 receberam atendimento cirúrgico em diversas especialidades. As cirurgias ortopédicas lideram o ranking com 1.065 procedimentos, o que representa um aumento se comparado ao ano anterior, quando foram realizadas 948. Na área de cirurgia geral, por exemplo, foram 876 procedimentos. Outro atendimento que teve uma boa demanda foi na especialidade bucomaxilo, quando foram realizados 48 procedimentos cirúrgicos.

O hospital também realiza atendimentos neurológicos com 27 procedimentos cirúrgicos, quatro vascular, 51 oftalmológicas, 46 urológicas, duas pediátricas, 88 ginecológicas e 12 obstétricas.

No setor obstétrico houve também um aumento nos atendimentos, sendo que de janeiro a outubro de 2012 foram realizados 1.650 partos e no mesmo período de 2013 foram 1.459. Em 2012 foram 927 partos normais contra 723 cesáreas. Neste ano foram registrados 710 normais e 749 cesáreas.

A diretora administrativa, Vera Lúcia Amaral, destacou que, tanto a direção geral do hospital quanto os profissionais, sempre estão empenhados em oferecer um bom atendimento a quem busca o tratamento na unidade. Segundo ela, o aumento em algumas áreas como o de cirurgias ortopédicas, é preocupante já que a maioria são pessoas que sofreram algum tipo de acidente de transito.

“O Hospital de Gurupi está cumprindo bem o seu papel, realizando os procedimentos necessários e atendendo a população com qualidade. Com a construção do novo Hospital Geral de Gurupi, a tendência é que este atendimento seja ainda mais eficaz e de qualidade”, disse a diretora administrativa.

O novo Hospital Geral de Gurupi contará com 200 leitos de internação, 30 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, sete salas cirúrgicas e demais dependências necessárias para o funcionamento da unidade hospitalar. Os investimentos estimados são na ordem de R$ 71 milhões, para a primeira etapa. (Ascom Sesau)