Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os produtores rurais da região Sudoeste do Tocantins serão beneficiados pela pavimentação asfáltica que tem 47,29 km de extensão, parte da TO-255 que liga o trecho entre o município de Lagoa da Confusão e a localidade de Barreira da Cruz, já está em processo de licitação pela Agência de Máquinas e Transportes do Estado do Tocantins (Agetrans). 

O secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, afirmou que a pavimentação do trecho favorece ainda mais a produção agrícola. “Todos os produtores por lá utilizam esta rodovia. Esta obra vai beneficiar toda a produção da região, que se destaca pelo cultivo de arroz, soja, melancia e feijão”.  

De acordo com levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) em janeiro de 2014, a estimativa de produção agrícola para a safra 2013/2014 na região é de 200 mil toneladas de arroz, 77 mil toneladas de soja subirrigada, e 5,230 mil toneladas de feijão. As áreas plantadas de arroz, soja e feijão correspondem respectivamente a 40 mil ha, 26 mil ha, e 3,2 mil ha. E segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012 houve uma produção de 40 mil toneladas de melancia em 2 mil ha de área plantada. 

O produtor Reginaldo Pereira está empolgado com a novidade, e afirma que vai facilitar o escoamento da produção da região. Segundo ele, há períodos de fluxo intenso de caminhões na rodovia. “Nós produtores chamamos o trecho de ‘rodovia da produção’. Pois o fluxo chega a 200 caminhões por dia. A pavimentação vai melhorar o nosso escoamento e trará mais segurança aos motoristas que transitam pela estrada”, afirmou. 

Turismo

Além da produção rural, Reginaldo também acredita que o turismo da região deve se beneficiar. Pois, segundo ele, os turistas terão mais uma alternativa de acesso à Ilha do Bananal em boas condições. “A fauna da região próxima a Ilha do Bananal é muito semelhante ao Pantanal. São muitos tuiuiús, jacarés e outros diversos animais que podem ser vistos com facilidade”, explicou Pereira. (Ascom Seagro)