Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos domésticos, coleta e destinação de resíduos sólidos, investimento de programas do Governo Federal através da Caixa Econômica Federal em Palmas foram alguns dos temas apresentados na tarde desta quinta-feira, 10, durante o Seminário de Diagnóstico das Cidades Sustentáveis, realizada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup).

O Município foi eleito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolver o Plano de Ação Sustentável Local. O BID conta com a parceria da Caixa Econômica Federal para executar a Ices. Na ocasião, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, enfatizou os benefícios que a Capital receberá ação com a conjunta.

O prefeito destacou também que desde outubro de 2012 buscou o apoio do BID para inclusão de Palmas no programa. “Com certeza esta parceria nos levará a um novo patamar de desenvolvimento. Palmas será vitrine para demais cidades grandes que enfrentam grandes problemas e hoje nos planejamos para que eles possam ser evitados”, destacou Amastha.

O secretário de desenvolvimento rural, Roberto Sahium, abordou os programas e potencialidades voltados para o meio rural desenvolvidos pelo Município. Sahium falou ainda dos desafios e dificuldades encontradas com a ausência de políticas públicas para este setor.

“No âmbito geral é necessário um planejamento maior. Um exemplo é a justificativa que muitos prejuízos são causados por chuva demais ou falta dela, porém faltam mais políticas públicas”, afirmou Sahium.

Já o secretário de Habitação, Aleandro Lacerda, falou da importância da sustentabilidade na construção de unidades habitacionais, recuperação e conservação do meio ambiente. “Falar de cidades sustentáveis é algo que está sendo discutido em nível mundial. A sustentabilidade influência no plano habitacional, seja na construção de casas ou na recuperação de áreas que são ocupadas de maneira irregular. É questão de vida”, ressaltou Lacerda.

Foram debatidas também como são as receitas, formas de transparências, fontes de financiamento, despesas, dívidas, desemprego e potencialidades, mecanismos fiscais e demais Finanças do Município. A mobilidade urbana e sistema municipal de transporte público foram abordados e os benefícios resultados com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT).

Seminário

O Seminário de Diagnóstico faz parte do programa Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (Ices) para conselheiros municipais e técnicos da Caixa Econômica Federal.

O Seminário integra a primeira etapa de trabalho e visa definir ações em três eixos a serem desenvolvidos: Dimensão Ambiental e Mudança Climática, Dimensão Urbana, Dimensão Fiscal e Governabilidade.

A Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis tem como objetivo lidar com desafios nas cidades emergentes da América Latina e Caribe. A ação inovadora vem ao encontro de questões urbanas prioritárias na busca de soluções para a construção mais harmônicas e sustentáveis.

A programação encerra nesta sexta-feira, 11. Confira:

Dia 11

08h30 Temas para apresentação e debate:

Sustentabilidade Ambiental, Mudanças Climáticas e Segurança Urbana:

Gestão Ambiental: qualidade do ar, controle da poluição das praias e controle de ruídos/ fiscalização ambiental

Gestão Energética para uso de energias renováveis / iluminação pública

Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade:

Palmas: um mercado em desenvolvimento

Qualificação e empreendedorismo

Turismo desafios e perspectivas

Sustentabilidade Fiscal e Governança:

Gestão participativa

Conectividade

Transparência Pública

9h30 Debate

10h30 Temas para apresentação e debate:

Sustentabilidade Ambiental, Mudanças Climáticas e Segurança Urbana:

Cidadania: desafios e perspectivas

Sistema de Defesa Civil

Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade:

Segurança pública e violência contra a mulher

Política Municipal de Educação

Política Municipal de Saúde

Sustentabilidade Fiscal e Governança:

SIG- Sistema de Georreferenciamento

Modernização da gestão- PMAT (SIG) e PNFAM

Gestão de RH

11h30 Debatehttps://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

(Secom Palmas)