Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Tulio Sabino

Foto: Tulio Sabino

O Detran-TO, em parceria com a Asplato (Associação dos Fabricantes de Placas Automotivas do Estado do Tocantins), realizará nesta quarta-feira, 28, às 18h30min, em frente à entrada da sede da UFT (Universidade Federal do Tocantins) na capital, a ação educativa “Blitz Volta às aulas UFT 2014”. 

Durante a ação, técnicos da universidade, professores e estudantes serão orientados sobre condutas corretas no trânsito e informados sobre os objetivos do Movimento Maio Amarelo. Na blitz serão distribuídos sacos de lixo para carro, bafômetros descartáveis, adesivos e panfletos alusivos ao Maio Amarelo.

Jovens são as principais vítimas do trânsito

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), 59% das vítimas fatais no trânsito estão na faixa etária dos 15 aos 44 anos, e 77% são homens. No Brasil, segundo os números do Ministério da Saúde, cerca de 50 mil pessoas morrem por ano vítimas de acidente de trânsito – uma média 136 pessoas por dia, o que resulta em seis mortes por hora, sendo a maioria de jovens com faixa etária entre 18 e 39 anos.

Maio Amarelo

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o "Outubro Rosa" e “Novembro Azul", os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução acidentes de trânsito com o objetivo de colocar em pauta, para sociedade, o tema trânsito, além de estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

Mais do que ressaltar os altos índices de mortos, feridos e sequelados permanentes no trânsito no Brasil e no mundo, o desejo é mobilizar e envolver sociedade, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutirem o tema, além de promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão em seus deslocamentos diários no trânsito.