Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

A Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado (Seagro) sediará o curso sobre REDD + Mercado de Carbono e Estudos de Caso que será realizado pelo Instituto Ecológica, em parceria com a GCF Task Force. O evento, que também conta com o apoio da empresa Sustainable Carbon, está marcado para a próxima quarta-feira, dia 8, e segue até sexta-feira, dia 10, no auditório da Seagro.

Com o objetivo de capacitar interessados em questões relacionadas aos projetos florestais de carbono e à comercialização dos créditos de carbono, o curso é direcionado principalmente para técnicos, estudantes e produtores rurais. A ideia é trazer para o Tocantins, projetos voltados para o tema da Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REED).

A coordenadora de Projetos da Seagro, Eliana Pareja, destacou que a Secretaria da Agricultura se preocupa em trazer informações voltadas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio. “A Seagro como importante parceira desta iniciativa, tem o propósito, não só nesta ação, como em outras atividades já realizadas, de trazer novas alternativas e oportunidades relacionadas à projetos agroflorestais e agroecológicos”, ressalta a coordenadora.

Eliana também falou sobre a importância deste tipo de tema ser abordado em Palmas, trazendo novos conhecimentos e consequentemente, planejamento para o desenvolvimento de projetos visando o REDD no Tocantins. “Devemos pensar em utilizar o estoque de carbono das áreas ainda não desmatadas, e por meio de cursos e capacitações, as pessoas terão mais informações relacionadas principalmente às mudanças climáticas, podendo assim, preparar o Estado para uma visão ampla relacionada ao REDD”, conclui Eliana.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia do evento, pelo telefone 3218-2146 ou através do e-mail: pesquisa@ecologica.org.br. Para efetivar as inscrições que são limitadas em até 40 vagas, os interessados devem apenas citar o nome, a instituição a qual ele representa e o contato. ( Ascom/Seagro)