Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Ascom/ Seduc

Dois alunos do Tocantins já estão classificados para a última fase da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, edição 2014. A seleção é feita por categoria e foram definidos os finalistas nos gêneros “Poema” e “Memórias Literárias”. Ainda neste mês, serão selecionados os alunos que passam para a final nas categorias “Artigos de Opinião” e “Crônicas”. Ao todo, participam desta etapa da competição cerca de mil estudantes e professores de todo o País.

As semifinais são realizadas em encontros regionais. Em Maceió/AL, foram definidos os finalistas na categoria “Memórias Literárias”. Entre os estudantes que disputam a final, está Wellington Pereira de Araújo, 13 anos, aluno da 8ª série, do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, em Palmas. O estudante foi classificado com um relato de histórias sobre a Ilha Canela. “A gente primeiro entendeu o que era o gênero Memória Literárias e depois entrevistamos a dona Maria de Lurdes, moradora antiga do Canela. Baseado na história dela, eu escrevi em primeira pessoa o texto, contando as histórias do local”, explicou Wellington, que chega à final com o professor de Língua Portuguesa Mário Ribeiro Morais.

De acordo com o educador, além do prêmio regional, o trabalho do estudante fará parte de uma coletânea de textos que será publicada pela olimpíada. “Esse foi um momento enriquecedor para a vida do aluno e para a prática pedagógica do professor”, ressaltou Mário.

Já no encontro regional realizado em Belo Horizonte/MG, foram selecionados os finalistas na categoria “Poema”. Do Tocantins, quem continua na competição é Marcos Henrique Alves Chaves, 12 anos, aluno da 6ª série da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, em Cariri do Tocantins, a 257 km da capital. O poema que garantiu ao aluno passar pela semifinal abordou o tema “O lugar onde vivo”.  Para a professora de Língua Portuguesa Simone Cristina Gonçalves de Andrade, que também segue na competição, a participação nas oficinas enriqueceu a sua prática de ensino, assim como contribuiu para o desenvolvimento do estudante. “O aluno Marcos gosta muito de ler e de escrever. Participar da olimpíada foi muito positivo para todos nós”, ressaltou, lembrando que o poema de Marcos vai fazer parte da Coletânea de CDs com poemas produzidos na olimpíada.

Encontros regionais

Além de Maceió e Belo Horizonte, que já realizaram os encontros regionais, Porto Alegre/RS sediará de 10 a 12 de novembro o encontro de “Crônicas”; e Brasília/DF vai definir os finalistas na categoria “Artigos de Opinião”, de 17 a 19 deste mês.

Os vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa serão conhecidos em solenidade no dia primeiro de dezembro, em Brasília. (Ascom/Seduc)