Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Os alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego da (Pronatec), turma que deve formar cerca de 40 alunos no curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção dos municípios de Almas e Dianópolis, visitaram na manhã de sexta-feira, 21, a Central de Abastecimento do Tocantins (Ceasa) e a Unidade de Aprendizagem Tecnológica da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), localizada no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Na Ceasa, os alunos conferiram de perto a dinâmica de funcionamento dos galpões como a recepção dos alimentos, seleção e armazenagem, e também sobre como anda o mercado e quais os tipos de alimentos que valem a pena investimento na produção aqui no Estado.

De acordo com o coordenador de Abastecimento Agropecuário da Seagro, Jackson Correia, na Central são recebidas entre 12 a 18 mil toneladas de alimentos por mês e estocados em sete câmaras frias. “Praticamente toda estocagem que recebemos fica aqui mesmo na cidade de Palmas. A produção de hortifrúti da região ainda é pequena e cerca de 90% dos produtos vem de outros Estados para suprir o consumo do palmense”, explicou.

Para o professor Reigivan Moura Barbosa, as aulas práticas estimulam os estudantes, auxiliando no aprendizado. “Alguns alunos já concluíram e outros estão em fase de conclusão e ver de perto toda essa logística e entender o que o mercado exige, faz com que eles tenham um outro olhar que não seja apenas o entendimento teórico. Traz para a realidade o que é preciso ser feito para se ter uma boa produção e para que consiga vender essa produção”, explicou, acrescentando que o planejamento de produção, a regularidade na entrega do produto são alguns destaques que essa aula prática pretende repassar.

No Centro Agrotecnológico de Palmas os alunos conheceram sobre as técnicas utilizadas na integração lavoura- pecuária-floresta repassadas pelos pesquisadores da Embrapa. De acordo com o aluno do Colégio Agrícola de Almas Luiz Raul Vargas as aulas práticas foram válidas e produtivas, pois aproxima mais o aluno do que é real.

Já o aluno Marcos André Nogueira Vaz, que já concluiu o seu curso no Instituto Federal do Tocantins (IFTO) de Dianópolis, pretende entrar no mercado de trabalho em breve e o curso tem complementado no aprendizado. “No nosso município, temos um grande projeto de irrigação que é o Manuel Alves e que tem trabalhado com a fruticultura. A minha intenção é prestar assistência técnica para os produtores dos lotes e produzir também, já que a minha família tem um lote no projeto”, informou Marcos.

Evento

Os alunos também participaram do Dia Técnico de Maracujá, realizado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária na quinta-feira, dia 20. (Ascom Seagro)