Atendendo a solicitação de servidores da Funai, CLT de Gurupi, a deputada federal Josi Nunes (PMDB/TO) juntamente com o Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira(PSB), participou na manhã desta terça,10, de audiência com a chefe de gabinete do Presidente da Funai, Luciana Nogueira Nóbrega, para tratar sobre a permanência da unidade em Gurupi.
De acordo com a parlamentar, não há nada concreto sobre a possibilidade de transferência da sede da Funai para a cidade de Formoso do Araguaia. “A informação que nós tivemos é que não há nada de concreto com relação a essa mudança. Houve sim uma reivindicação na Funai, mas que ainda precisa passar por uma análise criteriosa verificando inclusive, a questão orçamentária. O quê nos foi passado, é que a Funai não tem condições financeiras para bancar uma transferência como essa e os estudos ainda não foram realizados”, informou Josi.
Ainda conforme a deputada, uma nova reunião deve acontecer em Gurupi para tratar sobre essa questão. “Para tomar uma decisão como esta, a Funai pretende ouvir todas as partes. A ntenção é fazer uma reunião, inicialmente a proposta era fazer em Palmas, mas o Prefeito Laurez sugeriu e vai dar todo apoio necessário para que seja realizada em Gurupi”, adiantou.
Termo de Cooperação
Outro assunto abordado durante a audiência foi o Termo de Cooperação que deve ser firmado entre a Prefeitura de Gurupi, Funai e outros órgãos para desenvolver o Turismo local e regional. “Nós aproveitamos a oportunidade para discutir também, a importância da cultura indígena , já que essa cultura é presença muito forte na região sul, sobretudo na ilha do bananal. A ideia é fazer um marco em Gurupi, através de um centro de apoio turístico que possa aproveitar a cultura indígena como ponto atrativo”, destacou o Prefeito Laurez Moreira.
Segundo o Prefeito, o objetivo é valorizar e fortalecer a cultura indígena da região. “O que nós queremos é fortalecer a cultura indígena na nossa cidade. Gurupi é uma cidade que pode dar muito apoio. Podemos fazer uma boa parceria coma Funai, no sentido de fortalecer o apoio aos índios da Ilha do Bananal e do Estado do Tocantins”, completou.