Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 11/02, o Chefe do Estado Maior da PM (CHEM), Cel Edvan de Jesus Silva, apresentou as ações da Operação Carnaval 2015, cujo foco é intensificar o policiamento ostensivo, por meio de ações preventivas em conjunto com os parceiros e demais órgãos de segurança pública como Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, empregando o efetivo nas modalidades de policiamento a pé e motorizado.

Também participaram da apresentação o Comandante do Policiamento da Capital, Cel Wagner Vieira da Cunha, o Comandante do Policiamento do Interior, Cel Luiz Carlos Barbosa Ferreira, o Comandante do 1º BPM, Ten Cel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, o Comandante do 6º BPM, Ten Coronel Alaídes Pereira Machado, além de demais militares e profissionais da imprensa.

A Operação terá início no dia 13/02 e término 17/02 de acordo com as festividades de carnaval em 79 municípios. Conforme explicou o CHEM, todo o efetivo administrativo e operacional da polícia militar, cerca de quatro mil militares, será colocado à disposição do policiamento de carnaval, para reforçar a segurança, sem deixar descobertas as demais cidades que não tenham a festa.

Espera-se um público estimado de aproximadamente 240 mil pessoas e tanto na Capital quanto no interior a ações envolver reforçar o patrulhamento nas áreas residenciais e comerciais para evitar ocorrências de furto e roubo; observar atentamente as Instituições Financeiras visando prevenir ocorrências de furto e roubo; realizar pontos de bloqueio (Blitz) nas entradas e saídas dos municípios, averiguando as condições do condutor e do veículo a fim de evitar acidentes de trânsito, bem como abordagem a pessoas suspeitas;

O Cel Edvan também explicou que no circuito da folia, os policiais militares irão orientar os cidadãos a respeito de procedimentos de segurança para que curtam a festa em clima de paz, como as que demonstraremos a seguir. “Nossa orientação ao cidadão é para que ele busque deixar uma pessoa de confiança para observar a residência durante o período de viagem. Não deixar cadeados do lado externo e pedir a um vizinho que recolha as correspondências, para não sinalizar ausência de moradores. É interessante que se evite comentar sobre viagens nas redes sociais e com pessoas estranhas, pois isso pode gerar o interesse por parte de infratores”, ressalta o Coronel.

Outras orientações são que ao estacionar, buscar locais com movimentação de pessoas e iluminação adequada; certificar-se de que o veículo esteja trancado e com todos os dispositivos de segurança disponíveis acionados; não deixar objetos no interior dos veículos e sempre usar cinto de segurança, identificar as crianças, dentre outros.

“A segurança é de responsabilidade de todos, tanto da PM quanto dos demais órgãos e também do cidadão. Se cada um tiver consciência do seu papel e respeitas o direito do próximo, teremos o Carnaval mais tranquilo de todos os tempos”, finalizou o CHEM, Cel Edvan. (Ascom PM)