Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT) intensificará as ações de fiscalização náutica no feriado do dia do Trabalho no intuito de garantir a segurança da navegação e de salvaguardar a vida humana nos rios e lagos da sua jurisdição.

Durante as ações da Capitania serão verificadas a regularidade das embarcações e a habilitação dos condutores. Em especial, serão observadas a Carteira de Habilitação de Amadores (CHA), para quem estiver conduzindo embarcações de esporte e recreio, o Certificado de Inscrição e Registro (CIR), quando da condução de embarcações para transporte de passageiros, os coletes salva-vidas, a capacidade máxima de transporte de pessoas e/ou cargas, o Título de Inscrição da Embarcação (TIE) e o Seguro Obrigatório da Embarcação (DPEM).

A CFAT recomenda aos cidadãos que tenham sempre especial atenção quanto aos seguintes itens de segurança:

1. Realize uma correta e periódica manutenção em sua embarcação;

2. Tenha a bordo os itens de segurança e de salvatagem obrigatórios previstos nas Normas da Autoridade Marítima – Norman-03 – da Diretoria dos Portos e Costas, em especial coletes salva-vidas em quantidade suficiente para todos os tripulantes e passageiros;

3. Respeite a lotação máxima da embarcação;

4. Mantenha os extintores de incêndio em bom estado e dentro da validade;

5. Antes de sair com sua embarcação, informe o seu plano de navegação e/ou o seu destino para os funcionários da garagem de barcos, parentes, amigos ou vizinhos;

6. Conduza a sua embarcação com prudência e em velocidade compatível, evitando acidentes e riscos desnecessários;

7. Se ingerir bebidas alcoólicas, passe o timão a alguém habilitado para conduzir a embarcação;

8. Mantenha a distância regulamentar das praias e dos banhistas (200 metros);

9. Respeite a vida, seja solidário e preste socorro quando necessário; e

10. Não polua os rios e lagos.

Comunicações à CFAT que envolvam acidentes com embarcações ou eventuais denuncias podem ser realizadas por meio do telefone (63) 3216-1715, onde as pessoas deverão identificar-se e informar data e hora da ocorrência.